O torpedo Brennan usa um curioso sistema de propulsão, que o faz andar para a frente ao ser puxado para trás.
Criado em 1874 por Louis Brennan, o torpedo Brennan usa um engenhoso sistema de propulsão que poderá parecer contra-intuitivo: o torpedo desloca-se na água puxando-se um cabo na sua traseira. Isto evitava que o torpedo necessitasse de qualquer fonte de energia própria para a propulsão, já que isso era assegurado por motores a vapor localizados em terra.
O sistema permitia atingir alvos a 1800 m de distância, atingindo uma velocidade máxima de 50 km/h, e também possibilitava um sistema de controlo de direcção usando dois cabos, fazendo com que fosse também o primeiro torpedo teleguiado de uso prático. Apesar de agora parecer arcaico, foi utilizado pelo Reino Unido entre 1890-1906, nunca tendo sido usado em qualquer conflito. Posteriormente foi substituído pelos torpedos com propulsão interna, usados por navios e submarinos.
Curiosamente, Louis Brennan parecia ser fã dos sistemas mecânicos rotativos, tendo também inventado um comboio monorail que se equilibrava num só carril usando estabilização giroscópica, e um estranho helicóptero com hélices montadas nas pás do rotor.
2024/12/15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)