2025/01/06

Bing imita Google para tentar manter utilizadores

A Microsoft está dissuadir utilizadores de mudarem do Bing para o Google, apresentando uma página que pode ser facilmente confundida com a da Google.

A MS já é conhecida por recorrer a todo o tipo de tácticas enganadoras e intrusivas para forçar o uso do Edge em vez de um browser como o Chrome. Desta vez, temos uma táctica que, apesar de curiosa, não deixa de poder continuar a ser considerada enganadora.

Ao se pesquisar "Google" ou "Google.com" no Bing, o motor de busca apresenta uma página com um design minimalista que se assemelha ao interface da página da Google. A página inclui um layout minimalista, com uma barra de pesquisa central e ilustrações simples, criando uma sensação familiar que pode confundir os utilizadores. Este novo design aparece apenas quando os utilizadores estão desligados das suas contas Microsoft. A barra de pesquisa superior característica do Bing permanece oculta até se fazer scroll, reforçando a ilusão de se estar na página da Google.

Apesar da página não enganar os utilizadores mais experientes, poderá ser suficientemente aproximada para fazer com que outros utilizadores menos informados acreditem estar a usar a pesquisa da Google quando, na realidade, continuam no Bing. Ao estilo das campanhas de spam, mesmo que isso faça com que apenas mais 0.1% dos utilizadores se mantenham no Bing, para a Microsoft será sempre um resultado positivo.

1 comentário: