2025/01/02

Escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns segredos

A gigantesca escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns pormenores curiosos que poderão intrigar os condutores.

Com o seu imenso pára-brisas, o Cybertruck tem também uma maiores escovas limpa para-brisas do mundo automóvel. Isso pode tornar-se numa preocupação que fica reforçada ao se assistir a alguns comportamentos estranhos, mas que afinal foram cuidadosamente planeados pelos engenheiros da Tesla.

Quando se acelera para velocidades mais elevadas, a escova limpa para-brisas do Cybertruck move-se ligeiramente para o lado, para além da posição habitual de repouso, algo que pode fazer pensar que "está solta". Mas na realidade o movimento é deliberado, adoptando uma posição mais aerodinâmica. Apesar de alguns acharem que isso é feito por motivos de eficiência aerodinâmica, interrogo-me se o verdadeiro motivo não será "poupar" o mecanismo do limpa para-brisas à pressão do ar - mas tendo em conta que o limpa para-brisas deverá poder ser usado mesmo a velocidades elevadas, esperemos que seja mesmo a preocupação com a eficiência aerodinâmica.
Mas os "segredos" da escova limpa para-brisas do Cybertruck não se ficam por aqui. A escova também tem um pequeno truque adicional, em que ocasionalmente, quando em operação, pode fazer uma pausa na posição inferior (quando está horizontal). Embora possa igualmente surpreender o condutor, também não se trata de um bug, mas sim de uma técnica para dar tempo à água acumulada para se escoar pelas partes laterais e não subir imediatamente pelo vidro por acção da deslocação de ar.

Dito isto, continuo a achar que teria sido melhor opção a Tesla ter arranjado um qualquer sistema que permitisse ter a escova numa secção retráctil, removendo-a por completo da vista quando não está em uso - mas compreendo que a complexidade mecânica acrescida (e outros efeitos secundários) pudessem não o justificar face à solução mais simples que está a utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)