2025/02/15

Alertas de Sismos do Android notificou terramoto falso no Brasil

A Google desactivou temporariamente o sistema de alertas de sismos do Android no Brasil, após um falso alarme ter indicado a ocorrência de um sismo na região de São Paulo.

O sistema enviou uma notificação alertando para um sismo de magnitude 5,5, na madrugada de 14 de Fevereiro, apesar de não ter ocorrido nenhum tremor real. Lançado em 2020, o Android Earthquake Alerts System utiliza os sensores nos smartphones para detectar as vibrações das ondas P (as primeiras ondas sísmicas, menos destrutivas), permitindo que os utilizadores recebam um aviso antecipado de alguns segundos antes da chegada das ondas S mais perigosas. Embora o sistema já tenha identificado sismos com sucesso, também tem falhado noutros casos, nomeadamente num sismo na Turquia em 2023, que apesar da Google assegurar que foi correctamente detectado, não parece ter resultado nas notificações em tempo útil na região.

Desta vez foi o oposto, com muitos brasileiros a receberem a notificação de um sismo perto de São Paulo, que não se veio a verificar.
Após o alarme falso, a Google desactivou o sistema no Brasil e está a investigar o que poderá ter causado o erro, pedindo desculpa pelo sucedido e relembrando que o sistema do Android é apenas um alerta complementar e não substitui os alertas sísmicos oficiais emitidos pelas autoridades competentes.

O grande problema destes alertas é que, embora possa parecer positivo receber estes avisos mesmo em caso de alarmes falsos, se se tornarem demasiado frequentes isso acaba por fazer com que as pessoas deixem de os valorizar, reduzindo a sua utilidade quando efectivamente se tratar de um alerta real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)