Espanha vai proibir telefonemas e SMS de números falsos, para combater as fraudes.
A partir de Junho deste ano, os operadores de telecomunicações em Espanha terão que bloquear telefonemas e SMS com origem em números inexistentes, tendo que pertencer a um número activo e atribuído por um dos operadores. A medida visar dificultar a praga crescente dos telefonemas de spam e mensagens de phishing com surgem identificadas como sendo de outras pessoas ou entidades.
Adicionalmente, também todos os telefonemas e SMS vindos de outro país e que se tentem fazer passar por um número de telefone espanhol, serão automaticamente bloqueados - com excepção para os números espanhóis em roaming.
É o tipo de medida que há muito já deveria ter sido exigido em todo o espaço europeu, não havendo qualquer desculpa para que os operadores de telecomunicações continuam a permitir que estas chamadas e SMS fradulentos cheguem até nós.
Ainda recentemente passei precisamente por esta situação, com uma mensagem de phishing "falsa", que se fazia passar pela DHL, e que o telefone alegremente agrupou como fazendo parte das mensagens legítimas que já tinha recebido da DHL. E o mesmo pode acontecer com qualquer outro número ou entidade. Aliás, há pessoas que são surpreendidas com telefonemas de pessoas que lhes ligam de volta, a insultar, por terem recebido spam ou phishing do seu "número", quando na realidade isso foi feito por um serviço de spam que simplesmente falsifica o número de envio.
Se a UE não quer meter ordem nisto de forma global, esperemos que por cá se siga o exemplo de Espanha e se avance com o mesmo tipo de medida - em tempo útil.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um aplauso para os políticos espanhóis.
ResponderEliminarA Espanha a mostrar como se faz.
👏👏👏