2025/02/25

Microsoft testa Office gratuito com anúncios

A MS parece estar a considerar um Office gratuito, com apresentação de publicidade.

O Office da Microsoft continua a ser um produto "indispensável" para muitos utilizadores, mas a MS parece estar com receio de que cada vez mais pessoas optem por ferramentas alternativas gratuitas, desde o Google Docs na web ao Libre Office. Como tal, está a testar uma versão gratuita do Office para Windows com publicidade, dando acesso ao Word, Excel e PowerPoint sem subscrição Microsoft 365. Apesar de dizer que se tratou de um teste limitado, na Índia, a Microsoft já integrou publicidade noutros dos seus serviços no passado, pelo que não seria surpresa se esta versão fosse lançada globalmente.

A versão gratuita do Office inclui secções de anúncios permanentes e vídeos de 15 segundos que aparecem a cada poucas horas. Além disso, os utilizadores são obrigados a guardar ficheiros no OneDrive (o que desde logo obriga a usar uma conta Microsoft), pois o suporte para armazenamento local está desactivado.
Mas as limitações não se ficam por aqui. Nesta versão "publicitária" o Word não inclui ferramentas de desenho e design, opções de espaçamento de linhas e outras funções. O Excel não suporta tabelas dinâmicas nem macros, enquanto o PowerPoint não tem dicção, apresentações personalizadas e mais.

Mesmo que a MS lance esta versão do Office gratuito a nível mundial, o seu efeito práctico poderá ser reduzido tendo em conta as restrições aplicadas, especialmente quando se tem fácil acesso a programas idênticos, gratuitos, que não limitam os utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)