Com a xAI a ter conseguido surpreender com o Grok 3, esperava-se da OpenAI uma resposta à altura. Enquanto se aguarda pelo "revolucionário" GPT-5 que promete combinar múltiplos modelos para capacidades globais, por agora temos o GPT 4.5.
O GPT-4.5 foi treinado com novas técnicas de supervisão, combinadas com métodos tradicionais de ajuste fino e aprendizagem por reforço com feedback humano (RLHF). A OpenAI refere que isto lhe dá algumas capacidades melhoradas, mas não ao nível de superar os modelos "o" de raciocínio. Em concreto, a parte que se destaca mais é que o GPT-4.5 adopta uma personalidade mais natural e humana, e tem melhor capacidade de compreensão e interacção com os utilizadores - algo que tanto pode ser positivo, ou nem por isso.
Pelo lado negativo, o GPT-4.5 tem um custo bastante mais elevado que o GPT-4o, e por agora fica reservado apenas para os subscritores do dispendioso plano "Pro", com a OpenAI a dizer que está a aguardar a chegada de milhares de GPUs para aumentar a capacidade de processamento e expandir a sua disponibilidade aos utilizadores Plus (nem sequer é referido se/quando chegará aos utilizadores gratuitos).
GPT-4.5 is ready!
— Sam Altman (@sama) February 27, 2025
good news: it is the first model that feels like talking to a thoughtful person to me. i have had several moments where i've sat back in my chair and been astonished at getting actually good advice from an AI.
bad news: it is a giant, expensive model. we…
Num teste cego, verificam-se também alguns resultados curiosos, em que os inquiridos continuaram a preferir as respostas do GPT-4 às do 4.5 na maioria dos casos, o que demonstra que as melhorias poderão não ser assim tão significativas - embora isto não permita avaliar a tal "interacção" melhorada que a OpenAI promete.
À primeira vista, e ao contrário de apresentações anteriores, este GPT-4.5 parece falhar em demonstrar um salto significativo visível e perceptível pelas pessoas, face aos modelos anteriores. Também não ajuda que seja um lançamento que, por agora, nem sequer será acessível pela maioria dos utilizadores do ChatGPT. Nesta ronda, a vitória parece ter ido para a xAI, com um modelo capaz, ao nível dos melhores, acessível a todos, e a preço competitivo.Okay so I didn't super expect the results of the GPT4 vs. GPT4.5 poll from earlier today 😅, of this thread:https://t.co/LXJl1IAhY4
— Andrej Karpathy (@karpathy) February 28, 2025
✅ Question 1: GPT4.5 is A; 56% of people prefer it.
❌Question 2: GPT4.5 is B; 43% of people prefer it.
❌Question 3: GPT4.5 is A; 35% of people…
E, também não ajudando mesmo nada, é a gigantesca confusão de designações da OpenAI, que obriga a que se seja um especialista para determinar qual o melhor modelo.When picking among the 9 AI models that are now available from OpenAI, the rules are easy:
— Ethan Mollick (@emollick) February 28, 2025
1) The model with the biggest number is mostly not the best
2) Mini means worse, except for the mini that is the second best
3) o1 pro beats o3-mini-high beats o1 beats o3-mini, naturally pic.twitter.com/vyFOm6tcpf
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)