2025/02/28

OpenAI lança GPT-4.5

A OpenAI lançou o seu mais recente modelo GPT-4.5, que diz ser o mais avançado até ao momento, mas que não parece dar um salto suficientemente grande para impressionar a maioria das pessoas.

Com a xAI a ter conseguido surpreender com o Grok 3, esperava-se da OpenAI uma resposta à altura. Enquanto se aguarda pelo "revolucionário" GPT-5 que promete combinar múltiplos modelos para capacidades globais, por agora temos o GPT 4.5.

O GPT-4.5 foi treinado com novas técnicas de supervisão, combinadas com métodos tradicionais de ajuste fino e aprendizagem por reforço com feedback humano (RLHF). A OpenAI refere que isto lhe dá algumas capacidades melhoradas, mas não ao nível de superar os modelos "o" de raciocínio. Em concreto, a parte que se destaca mais é que o GPT-4.5 adopta uma personalidade mais natural e humana, e tem melhor capacidade de compreensão e interacção com os utilizadores - algo que tanto pode ser positivo, ou nem por isso.

Pelo lado negativo, o GPT-4.5 tem um custo bastante mais elevado que o GPT-4o, e por agora fica reservado apenas para os subscritores do dispendioso plano "Pro", com a OpenAI a dizer que está a aguardar a chegada de milhares de GPUs para aumentar a capacidade de processamento e expandir a sua disponibilidade aos utilizadores Plus (nem sequer é referido se/quando chegará aos utilizadores gratuitos).



Num teste cego, verificam-se também alguns resultados curiosos, em que os inquiridos continuaram a preferir as respostas do GPT-4 às do 4.5 na maioria dos casos, o que demonstra que as melhorias poderão não ser assim tão significativas - embora isto não permita avaliar a tal "interacção" melhorada que a OpenAI promete.
À primeira vista, e ao contrário de apresentações anteriores, este GPT-4.5 parece falhar em demonstrar um salto significativo visível e perceptível pelas pessoas, face aos modelos anteriores. Também não ajuda que seja um lançamento que, por agora, nem sequer será acessível pela maioria dos utilizadores do ChatGPT. Nesta ronda, a vitória parece ter ido para a xAI, com um modelo capaz, ao nível dos melhores, acessível a todos, e a preço competitivo.
E, também não ajudando mesmo nada, é a gigantesca confusão de designações da OpenAI, que obriga a que se seja um especialista para determinar qual o melhor modelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)