Criado para competir com GPT-4o da OpenAI e Gemini da Google, o Grok 3 oferece capacidades melhoradas de análise de imagens e raciocínio.
Para treinar o Grok 3, a xAI utilizou um gigantesco data center em Memphis, equipado com 200.000 GPUs, aumentando significativamente a capacidade de computação em relação às versões anteriores. Musk afirma que o Grok 3 foi desenvolvido com 10 vezes mais poder computacional do que o seu antecessor e treinado com uma base de dados mais extensa, incluindo documentos legais. Existem várias versões, como o Grok 3 mini, que responde mais rapidamente, embora com menor precisão, e algumas funcionalidades ainda estão em fase beta. Relembre-se que este modelo tinha sido inicialmente prometido para 2024, mas só agora ficou pronto.
A xAI também revelou o Grok 3 Reasoning, um modelo que analisa problemas antes de responder, de forma semelhante ao o3-mini da OpenAI e ao R1 da DeepSeek. Segundo a xAI, o Grok 3 supera o GPT-4o em benchmarks de matemática e ciências, como o AIME 2025 e o GPQA. Além disso, alimenta o DeepSearch, uma ferramenta que pesquisa na internet e no X para fornecer respostas detalhadas, posicionando-se como a alternativa da xAI aos sistemas de pesquisa avançada da OpenAI.GROK 3: SOLVING PHYSICS, GAMES, AND THE UNIVERSE
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) February 18, 2025
Full presentation and demo of xAI's latest model
0:00 xAI's mission: Understand the universe
1:20 Team presentation
2:01 Grok means to profoundly understand
2:29 From Grok 2 to Grok 3
6:30 Grok 3 benchmarks
9:07 Grok 3 improves… https://t.co/7qbB6O16Yb pic.twitter.com/BomGwAOa1I
Os subscritores do plano X Premium+ (que duplicou de preço para os $50/mês) têm acesso prioritário ao Grok 3, enquanto o novo plano SuperGrok ($30/mês ou $300/ano) desbloqueia funcionalidades adicionais, como capacidades de raciocínio avançadas, geração ilimitada de imagens e mais pesquisas no DeepSearch. Nas próximas semanas, a xAI lançará um modo de voz e acesso via API da xAI. Musk também confirmou que o Grok 2 será disponibilizado em open-source assim que o Grok 3 atingir um patamar "estável".
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)