Fazer um power bank de 20000 mAh é daquelas coisas que se torna mais simples do que se pode imaginar.
Se já se interrogaram porque motivo existe uma imensa variedade de power banks de baixo custo, a resposta é simples. A maioria deles recorre a módulos já existentes e comuns, que facilitam a sua produção - e isso é algo que também pode ser aproveitado por qualquer pessoa.
Já não é preciso preocuparmos-nos com a obtenção de uma placa de circuito impresso e soldadura de componentes electrónicos. Na prática, criar um power bank, actualmente, resume-se a arranjar uma placa de controlo do carregamento das baterias, e as baterias propriamente ditas. Que neste projecto de um power bank de 20000 mAh, se materializam num módulo IP5328P de controlo, e quatro células 18650, totalizando cerca de uma dezena de euros.
O módulo IP5328P tem duas portas USB-A de saída, e uma porta USB-C e micro-USB de entrada e saída. Suporta carregamentos rápido de até 18W, que serão suficientes para a maioria das situações.
Tudo o que resta é fazer a impressão 3D da caixa, para que tudo fique devidamente alojado e com acabamento "profissional". E ao menos, assim, temos a garantia de saber o que está dentro do power bank, evitando as dúvidas com os power banks de baixo custo que por vezes anunciam capacidades superiores àquelas que efectivamente têm.
2025/04/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tendo em conta que o valor máximo de capacidade das pilhas/ baterias 18650 parece estar nos 4000 mAh, os 5000 mAh poderão ser um valor falsificado... só mesmo testando uma a uma para verificar se o valor impresso é verdadeiro ou não... logo a ironia é que ao comprar baterias que anunciam valores de capacidade maior do que a realidade acaba a pessoa por ser enganada na mesma.
ResponderEliminar18650 com 5k não conheço.
ResponderEliminar