2025/04/02

Notícias do dia

O novo iOS 18.4 está a fazer surgir apps apagadas; superamos mais uma dose de mentiras de 1 de Abril; Google corrige previsões meteorológicas atrasadas nos Pixel; emulador Delta ganha jogos Nintendo DS online; Google aumenta icon do Gemini e Astra chegará a todos os Android; e a app Tesla para Android ganha finalmente acesso às gravações do Sentry Mode.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

Vendas da Tesla em mínimos de 3 anos

A Tesla revelou as suas vendas para o primeiro trimestre de 2025 e os números não são animadores. A Tesla registou uma descida de 13% face ao primeiro trimestre de 2024, com um total de 336.681 mil veículos entregues - a maioria deles Model 3 e Model Y, e só 12.881 referentes ao Model S, Model X e Cybertruck. São os piores resultados dos últimos três anos, sendo ainda mais notória a diferença (-20%) quando comparado com o mesmo período de 2023.

Para os fãs da Tesla os números continuam a não ser preocupantes, podendo ser explicados pelo período de transição para o novo Model Y. Algo que ficará esclarecido quando forem revelados os números do segundo trimestre, que já apanhará a disponibilidade do novo Model Y em pleno.


Netflix expande legendas e dobragem nas TVs

A Netflix vai passar a dar mais opções de escolha de legendas e dobragem para os seus conteúdos nas TVs.

Quem usar a Netflix directamente na TV tinha apenas acesso a uma pequena selecção de 5-7 idiomas para legendas e dobragem, com base na localização e idioma escolhido nos settings. Mas, em breve, a Netflix diz que permitirá escolher entre todas as línguas disponíveis, ao estilo do que já acontece quando se acede à Netflix via browser ou app mobile.

Pode parecer um mero detalhe, mas abre todo um novo leque de possibilidades, até como assistente para aprendizagem de línguas, permitindo que se escolham línguas que, de outra forma, não seriam seleccionáveis na TV.



Adobe Premiere Pro com extensão AI de vídeos


A Adobe está a lançar o Generative Extend no Premiere Pro 2025, uma funcionalidade que permite prolongar e corrigir clips de vídeo para além da sua duração original, reforçando as capacidades AI.

No entanto, isto poderá ser pouco para fazer face aos mais recentes modelos de geração de vídeo, como o Runway Gen-4, que prometem ser capazes de gerar vídeos de qualidade profissional. Veremos durante quanto mais tempo ainda persistirão as ferramentas tradicionais, até que se possam tornar obsoletas face à total geração e edição via AI.


@grok é novo antagonista no X

Em vez de perder tempo a argumentar no X, são cada vez mais os utilizadores que simplesmete remetem para o @grok - o assistente AI da plataforma - a verificação de tweets que levantem dúvidas.

Anteriormente, qualquer publicação podia dar azo a grandes discussões dependentes do poder argumentativo dos intervenientes (independentemente de quem tivesse razão), sendo que as Community Notes, por muito úteis que sejam (ou não), normalmente ficam reservadas apenas para publicações com maior volume (e estejam elas próprias envoltas em polémica, por haver grandes discussões entre os participantes comunitários). Atirar o assunto para o assistente AI torna-se numa resposta mais fácil e imediata, sem que se seja arrastado para a perda de tempo de uma discussão inconsequente. Dito isso, importa relembrar que, tal como qualquer outro modelo AI, nem sempre aquilo que o Grok diz está correcto, pelo que fica o caminho aberto para que as discussões humanas continuem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro CPU x86 a atingir uma frequência de 1GHz for o Athlon da AMD no ano 2000 - embora a Intel argumente que o seu Pentium III o tenha antecedido por alguns dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)