A OpenAI apresentou o GPT-4.1, a nova versão do seu modelo de inteligência artificial multimodal. Este novo modelo traz melhorias significativas face ao GPT-4o, com melhor desempenho em áreas como programação e compreensão de instruções complexas. Tal como os anteriores, suporta até um milhão de tokens de contexto por prompt.
Juntamente com o modelo principal, foram lançadas duas variantes mais pequenas: o GPT-4.1 Mini, pensado para ser mais acessível aos programadores, e o GPT-4.1 Nano, o modelo mais pequeno, rápido, e barato da empresa. Todos foram concebidos para se adaptarem a diferentes necessidades, com o GPT-4.1 a custar menos 26% do que o GPT-4o.
Our latest @OpenAI model, GPT-4.1, achieves 55% on SWE-Bench Verified *without being a reasoning model*. @michpokrass and team did an amazing job on this!
— Noam Brown (@polynoamial) April 14, 2025
(New reasoning models coming soon too.) pic.twitter.com/djLCTpnmMb
Com este novo modelo, o GPT-4 deixa de fazer sentido e será retirado do ChatGPT no dia 30 de Abril, e a versão preview do GPT-4.5 deixará de estar disponível a partir de Julho. A OpenAI assegura que o GPT-4.1 tem um desempenho igual ou superior, a custo mais reduzido.Announcing GPT-4.1, GPT-4.1 mini, and GPT-4.1 nano in the API.
— OpenAI Developers (@OpenAIDevs) April 14, 2025
TL;DR: Major improvements on coding, instruction following, and long context. 💥
00:00 Intro
02:18 Coding
04:53 Instruction following
06:58 Long context
10:22 Demos, pricing, and availability
20:00 @windsurf_ai pic.twitter.com/vviVb1pRqV
O lançamento surge num momento em que todos aguardam com ansiedade a chegada do GPT-5, que é esperada para os próximos meses. Antes disso, deveremos assistir à chegada dos modelos de raciocínio o3 e o4 mini, cujas referências já aparecem na na versão mais recente do ChatGPT.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)