Hollywood vai finalmente reconhecer e premiar o trabalho dos duplos, criando uma categoria a eles dedicada em 2027.
Depois de décadas a serem ignorados pela Academia, os profissionais responsáveis pelas cenas mais arriscadas do cinema vão finalmente receber o devido reconhecimento público. Os Oscares vão estrear uma nova categoria dedicada ao trabalho de duplos, começando com os filmes lançados em 2027, ano em que a cerimónia celebra o seu centenário.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou que vai atribuir estatuetas douradas ao "stunt design", reconhecendo o papel técnico e criativo dos artistas por trás das cenas de acção. Até agora, apenas dois duplos receberam Oscares honorários ao longo da história. Com esta nova categoria, é esperado que os estúdios comecem a destacar ainda mais as suas cenas de acção e a dar visibilidade ao trabalho destes profissionais que arriscam tudo por trás das câmaras, algumas vezes com consequências que podem resultar em lesões permanentes, ou até a incidentes fatais.
Não deixará de ser curioso que isto acontece numa altura em que os efeitos digitais, e mais recentemente as tecnologias AI, começam a tornar-se cada vez mais comuns e a poderem substituir o trabalho humano em muitas das cenas mais arriscadas (ou que até seriam "impossíveis"). Mas, conhecendo-se a indústria do cinema, haverá sempre realizadores, actores, e duplos, que continuarão a sentir orgulho em fazer as coisas "à moda antiga" e que - tal como todas as muitas outras categorias que já eram premiadas pelos Oscars - também merecem o seu justo reconhecimento pelo trabalho prestado.
2025/04/13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)