A Unitree mostrou a sua mais recente mão robótica, capaz de replicar grande parte das capacidades das mãos humanas.
Os avanços nos robots humanóides não dão sinais de abrandar, pelo contrário. Da Unitree, chega-nos mais um impressionante vídeo de demonstração que exibe os avanços feitos a nível das mãos robóticas, dando aos seus robots capacidades que vão desde manipular e resolver um cubo mágico de Rubik, manipular cartas, ou virar folhas de um livro.
Da Unitree, o vídeo desta semana foca-se mais na aplicação prática dos seus robots, mostrando como estão a assistir a produção de automóveis numa fábrica da BMW. O que não tem em espectacularidade compensa com a demonstração de um caso real que interessará a muitas empresas, antecipando um futuro em que todas as tarefas repetitivas possam ser feitas por robots humanóides, libertando os humanos desse trabalho.
Se por agora isto ainda pode parecer a excepção à regra, não se pode ignorar que a transição para um futuro "robótico" poderá acontecer de forma bastante mais rápida do que se imagina. O maior entrave não será uma questão tecnológica, mas sim a da preparação para o seu impacto social. Pois, por muito que se gostasse, a nossa sociedade não irá transformar-se numa sociedade "Star Trek" de um dia para o outro, em que cada pessoa se poderá dedicar a fazer aquilo que deseja, sem preocupações com as questões de rendimentos e subsistência. E o lado negativo é que, antes que isso aconteça, podemos passar por períodos muito complicados, de milhões de pessoas de pessoas em risco de perder os empregos, sem que existam as ferramentas sociais adequadas para lidar com isso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)