A Apple terá chegado a acordo com a Tencent para ir buscar 15% de comissões dos pagamentos no WeChat na China.
A Apple vai finalmente começar a receber uma comissão pelas compras feitas dentro do vasto ecossistema do WeChat - a app universal que domina na China e que as empresas ocidentais têm tentado replicar, até agora sem sucesso.
O WeChat é oficialmente uma app de mensagens, mas que inclui "mini apps" que podem tratar de pagamento de serviços, compras, e muito mais - o que permitia aos utilizadores de iPhone na China gastar milhões sem que a Apple recebesse um cêntimo. Com este novo acordo isso muda, e pode render à Apple centenas de milhões de dólares por ano.
Segundo a Bloomberg, a comissão da Apple será 15%, sendo metade dos 30% que a Apple cobra habitualmente na App Store - mas tendo sido uma concessão que a Apple aceitou, para lucrar com os 1.4 mil milhões de utilizadores que o WeChat tem por mês. Ainda assim, não terá sido um acordo fácil, com relatos de que as negociações terão durado mais de um ano.
Para a Apple o acordo representa uma grande vitória: passando de zero dólares para centenas ou milhares de milhões de dólares "fáceis" por ano. No entanto, sabendo que obviamente esta redução da comissão iria desagradar a todos os que pagam o dobro, lançou também um novo programa de mini apps para a App Store, com comissão de 15%, para apps que cumpram os critérios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)