Milhares de routers Asus antigos foram infectados por um grupo de hackers associados ao Estado chinês e, compreensivelmente, há muitas pessoas que desejam saber se os seus equipamentos estão infectados. Segundo a SecurityScorecard, que descobriu a campanha e lhe deu o nome WrtHug (pdf), os ataques focam-se em pelo menos sete modelos descontinuados que já não recebem actualizações de segurança. Os hackers estão a manter um comportamento discreto, provavelmente para usar estes equipamentos em operações de espionagem futuras.
- Asus Wireless Router 4G-AC55U
- Asus Wireless Router 4G-AC860U
- Asus Wireless Router DSL-AC68U
- Asus Wireless Router GT-AC5300
- Asus Wireless Router GT-AX11000
- Asus Wireless Router RT-AC1200HP
- Asus Wireless Router RT-AC1300GPLUS
- Asus Wireless Router RT-AC1300UHP
Os routers comprometidos estão localizados principalmente em Taiwan, mas há casos também na Coreia do Sul, Japão, Hong Kong, Rússia, Europa e Estados Unidos. Os investigadores dizem que o padrão é semelhante ao uso chinês de redes ORB - conjuntos de routers infectados usados como intermediários para disfarçar actividades de espionagem. Com acesso administrativo total, os atacantes conseguem encaminhar o seu tráfego através destes dispositivos domésticos, fazendo com que pareça vir de endereços IP legítimos.
Até agora, não foi observado comportamento malicioso activo mas, com tendo acesso total aos equipamentos, isso é um risco que pode alterar-se a qualquer momento.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)