A Tesla enfrenta o risco de uma suspensão temporária das vendas na Califórnia, depois da entidade reguladora (DMV) considerar enganosa a forma como a marca descreve as suas tecnologias de assistência à condução. Um juiz administrativo concordou com o DMV da Califórnia que nomes como "Autopilot" e "Full Self-Driving" podem levar os consumidores a acreditar que os carros são totalmente autónomos, quando isso não corresponde à realidade.
O juiz recomendou a suspensão das vendas por 30 dias, mas o DMV decidiu dar mais 90 dias à Tesla para para corrigir anúncios e materiais de marketing, tornando mais claros os limites reais da tecnologia. Caso a empresa faça essas alterações, a proibição de vendas não avançará. No centro do caso está a questão da autonomia real dos veículos. As autoridades defendem que "Full Self-Driving" sugere condução sem intervenção humana, quando estes sistemas exigem atenção constante do condutor. A Tesla afirma que sempre deixou isso claro nos seus veículos (e mais recentemente até passou a designar o sistema por "FSD Supervised", mas parece que isso poderá não ser suficiente para satisfazer o DMV californiano.
Também não ajudará à imagem pública que a Tesla esteja a tentar aplicar um "reality distortion field", dizendo que a Califórnia está a pegar num "detalhe" de que nenhum cliente se queixou, quando na realidade existem milhares de queixas de clientes descontentes por terem comprado a opção FSD da prometida capacidade de condução autónoma que nunca foi cumprida.Tesla in full panic mode after a CA judge ruled that Tesla duped customers by saying Autopilot & FSD are "fully autonomous" even though they're not.
— Motorhead (@BradMunchen) December 17, 2025
No one complained, they say, despite the 20,000+ members in an FSD fraud class action (Case No. 3:22-cv-05240). $TSLA pic.twitter.com/APRA39qsHP
A Califórnia é um mercado essencial para a Tesla, representando quase um terço das suas vendas nos EUA. Uma suspensão das vendas teria um impacto significativo nas receitas, ainda mais tendo em conta que as vendas têm estado abaixo do desejado. Adicionalmente, empresa também fabrica vários modelos no estado, incluindo os Model S, X, 3 e Y, embora por agora não haja qualquer alteração ou ameaça referente à sua licença de fabrico na região.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)