2025/12/31

Estúdios apropriam-se dos vídeos públicos da NASA no YouTube

O YouTube continua a ser (mau) exemplo dos abusos dos direitos de autor, agora removendo vídeos da NASA que são de domínio público.

Além dos encerramentos injustos de canais, o YouTube há muito que tem problemas relacionados com os direitos de autor. Basta ver o pavor que qualquer YouTuber tem de passar perto de um qualquer rádio que esteja a tocar música, ou todos os casos em que vídeos totalmente originais são erradamente marcados como "violação de direitos de autor" por o sistema considerar que têm alguma imagem, ou som, que considera serem demasiado parecidos com um qualquer conteúdo protegido. Mas, há situações ainda mais ridículas.

Scott Manley enfrenta uma dessas situações, vendo os seus vídeos com filmagens da NASA das missões Apollo - de domínio público - serem removidos por suposta infracção de copyright. Isto porque vários estúdios e canais decidiram publicar esses vídeos, e agora passam a reclamar "direitos de autor" sobre os mesmos.




Independentemente de isso poder ser facilmente "justificado" pelo facto de ser um sistema "automático" que faz com que todos os vídeos publicados pelos estúdios e grandes cadeias de televisão fiquem automaticamente marcados com direitos de autor, isso em nada desculpa que seja um comportamento totalmente abusivo que penaliza injustamente quem tiver o azar de ter usado - legitimamente! - os conteúdos originais.

Se para uma grande empresa isso é algo burocrático que não importa que demore meses, ou anos, a ser resolvido (ou não), e que terminaria com um simples "desculpem lá qualquer coisinha"; para um YouTuber que dependa exclusivamente dessa actividade o cenário é bem diferente, podendo ficar com vídeos removido, ou até com o canal restringido, suspenso, ou cancelado.

Infelizmente, e tendo em conta a tendência de funcionamento do YouTube, as perspectivas para 2026 são de que este tipo de coisas vá ficar ainda pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)