Há novo caso mediático de roubo de dados, desta vez afectando o histórico de visualização dos utilizadores premium do Pornhub.
Um grupo de hackers conhecido como Scattered Lapsus$ Hunters está a tentar extorquir o Pornhub depois de ter roubado dados de visualização referentes aos utilizadores premium da plataforma. O grupo diz ter obtido informação pessoal e dados de actividade e já terá enviado um pedido de resgate ao Pornhub.
O Pornhub confirmou que foi afectado por uma violação de segurança na Mixpanel, uma empresa de análise de dados usada para monitorizar o comportamento dos utilizadores. Segundo a plataforma, o incidente expôs alguns "eventos de analytics" associados a contas Pornhub Premium, sem detalhar exactamente a extensão dos dados comprometidos (seguindo a regra habitual neste tipo de acontecimentos: em que primeiro se tenta minimizar o incidente e só posteriormente revelam a verdadeira extensão do problema). Supostamente, as amostras dos dados roubados incluem informação como: endereços de email registados, localização, histórico de visualização, nomes e links de vídeos, palavras-chave associadas, e datas e horas de acesso.
A Mixpanel, que disponibiliza ferramentas para analisar a actividade dos utilizadores em sites e apps revelou a violação no início do mês, referindo que vários clientes empresariais foram afectados, incluindo empresas como a OpenAI e a SoundCloud. Pelo que, este poderá ser ainda a "ponta do véu", e muitos mais dados sensíveis de utilizadores podem estar em risco.
Talvez, dentro do azar, se tenha a sorte de ver dados referentes às preferências no Pornhub de diversos políticos europeus, com pontos bónus extra se forem políticos que estejam a lutar activamente contra a encriptação e a favor da monitorização dos utilizadores. Talvez assim passem a perceber o risco que este tipo de coisas acarreta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)