A Google está a adicionar novas funcionalidades AI ao Chrome com base no Gemini, incluindo o "auto browse" que permite que um agente AI controle o browser. A novidade chega aos subscritores Google AI Pro e Ultra nos EUA e foi pensada para realizar tarefas em vários passos, como pesquisar viagens, marcar compromissos, preencher formulários online, ou gerir subscrições.
O auto browse é uma evolução das capacidades anteriores do Gemini no Chrome, que começaram com resumos de páginas e respostas a perguntas, e mais tarde passaram a incluir comparação de produtos entre separadores e recuperação do histórico de navegação. Agora, o Gemini consegue executar tarefas de forma activa, incluindo ajudar nas compras, encontrar produtos, adicioná-los ao carrinho e aplicar códigos de desconto dentro de um orçamento definido.
Segundo a Google, o Gemini pode ainda recorrer ao gestor de palavras-passe do Chrome quando é necessário iniciar sessão num serviço. A AI também consegue analisar imagens nas páginas, identificar objetos em fotografias e procurar itens semelhantes na web. Em paralelo, o Gemini no Chrome passou de uma janela flutuante para um painel fixo no lado direito do ecrã, acessível a qualquer momento.
Este painel passa a integrar-se com serviços como Gmail, Calendar, Maps, Google Shopping e Google Flights, permitindo ao Gemini cruzar informação entre aplicações e realizar acções directas. A Google está também a levar a ferramenta de edição de imagens Nano Banana para o Chrome, com edição por prompts de texto, de forme directa - dispensando a necessidade de guardar imagens, fazer upload para o gemini, e posterior download.
We’re bringing the creative power of Nano Banana into @GoogleChrome, so you can transform images on the fly without needing to download and re-upload images or open another tab. Just type a prompt in the side panel to explain what you’re trying to do. pic.twitter.com/6vVSr0PAZZ
— Google (@Google) January 28, 2026
Em sentido inverso, quem não apreciar o facto dos browsers estarem a ganhar estas funcionalidades AI, podem recorrer ao script JustTheBrowser, que desactiva todas as funcionalidades AI no Chrome, Firefox, e Edge, de modo a que o browser se mantenha unicamente como um browser.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)