A Tesla vai terminar a produção dos Model S e Model X no segundo trimestre de 2026, revelou o CEO Elon Musk. A decisão foi anunciada sem aviso prévio e marca o fim inesperado dos dois modelos mais emblemáticos da marca.
Segundo Musk, o objectivo é libertar capacidade na fábrica de Fremont para a produção do robot humanoide Optimus. O responsável máximo da Tesla diz que a empresa está a avançar para um futuro centrado na autonomia, na inteligência artificial e na robótica, deixando gradualmente para trás alguns dos seus automóveis mais antigos.
O Model S, lançado em 2012, foi um dos carros que colocou os veículos elétricos no mapa do mercado premium. O Model X chegou em 2015, destacando-se pelas portas traseiras em asa. No entanto, as vendas de ambos têm vindo a cair à medida que a Tesla passou a dar prioridade aos Model 3 e Model Y, mais acessíveis e vendidos em maior volume. Os números confirmam essa tendência. Em 2025, a Tesla vendeu cerca de 50 mil unidades na categoria que inclui o Model S, Model X e Cybertruck, uma queda superior a 40% face ao ano anterior. A decisão surge também num momento difícil para a empresa, que registou uma forte quebra nos lucros enquanto tenta transformar-se de fabricante automóvel numa empresa focada em AI e robótica.As we shift to an autonomous future, Model S & X production will wind down next quarter.
— Tesla (@Tesla) January 29, 2026
If you’d like to own one of them, now’s a good time to place your order.
Tesla wouldn’t be what it is today without Model S & X and their (early) owners – thank you for your support over… pic.twitter.com/4J06T1QjVM
Para os críticos, o abandono do S e X - partes integrantes do plano "S3XY" da marca - torna-se mais um indicador de que a Tesla está em "maus lençóis"; para os fãs de Musk, é apenas mais um patamar visionário, que antecipa o futuro de que nas estradas só teremos carros autónomos, e todo o trabalho será feito por robots. O tempo dirá quem tinha razão.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)