A aparente mudança de língua aleatória que afecta alguns utilizadores do Windows 11 pode ter uma explicação bastante simples.
Há muitas pessoas que utilizam um sistema de duplo layout nos seus computadores, com layout PT (Português) e EN (Inglês) - quer seja por terem diferentes línguas instaladas, ou por usarem um teclado com layout internacional onde se torna conveniente poder alternar entre os dois modos. No entanto, por vezes pode surgir a frustração do Windows mudar a linguagem do teclado sem explicação aparente.
Na verdade, essa mudança aparentemente aleatória pode ter uma explicação. O Windows 11 tem uma combinação de teclas que faz a alterna entre os layouts do teclado pressionando-se a tecla WIN + espaço. Isso faz com que, acidentalmente, ao pressionar essa combinação de teclas, se mude o layout do teclado. Mas, as possíveis alterações acidentais não se ficam por aqui, pois existe uma segunda combinação de teclas que pode ter o mesmo efeito: ALT + Shift!
Se a primeira é mais conhecida (e apresentada no ecrã), esta segunda passa despercebida a muitos utilizadores e é bastante mais provável de ser activada por acidente ao usar atalhos do teclado. Felizmente, é possível desactivá-la indo às definições no "Time & Language > Typing > Advanced Keyboard Settings", clicar no Language Bar Options, e na janela "Text Services and Input Languages" ir à secção "Advanced Key Setting".
Aí não só podemos desactivar o atalho adicional, como podemos também definir atalhos para saltar directamente para layouts específicos (o que pode ser útil para quem usar mais que dois layouts e não quiser andar a "circular" entre eles).
Para a maioria dos utilizadores portugueses que usem apenas o layout PT e outro, a solução mais comum passa por desactivar este ALT + SHIFT, deixando apenas o WIN + Espaço, e assim reduzir imensamente as probabilidades de alternar inadvertidamente entre layouts com um deslize no teclado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)