A SpaceX apresentou o Stargaze, um novo sistema de Space Situational Awareness (SSA) criado para melhorar a segurança das operações em órbita baixa da Terra (LEO - Low Earth Orbit).
Ao contrário dos sistemas tradicionais baseados em radares no solo, o Stargaze recolhe dados usando os star trackers nos satélites Starlink - câmaras usadas para ver as estrelas e determinar a orientação dos satélites - e que registam cerca de 30 milhões de passagens de objetos por dia. Isto permite previsões muito mais precisas e quase em tempo real da posição e velocidade dos objetos em órbita.
Estas previsões são integradas numa plataforma de gestão de tráfego espacial que identifica aproximações perigosas e gera Conjunction Data Messages (CDMs) em poucos minutos, em vez de horas. Segundo a SpaceX, esta rapidez é crucial num cenário em que muitos satélites manobram sem partilhar atempadamente trajetórias actualizadas.SpaceX has developed a novel Space Situational Awareness (SSA) system, called Stargaze → https://t.co/vE0qSpfDt2
— Starlink (@Starlink) January 30, 2026
To maximize safety for all satellites in space, @SpaceX will be making Stargaze conjunction data available to all operators, free of charge. By providing this… pic.twitter.com/N7St7dvpz2
O Stargaze já demonstrou a sua eficácia no mundo real. No final de 2025, o sistema detectou uma manobra não comunicada de um satélite que reduziu drasticamente a distância de segurança. Graças ao alerta rápido, um satélite da Starlink conseguiu executar uma manobra de evasão atempadamente. A SpaceX espera que todos os operadores partilhem regularmente dados de órbita, comparando essa prática aos planos de voo na aviação comercial, como base para uma utilização segura e sustentável do espaço - que será de importância crítica, não só para as dezenas de milhares de satélites que serão colocados em órbita nos próximos anos, como também para as ambições em ainda maior escala, de colocar um milhão de data centers no espaço.
Os dados de potenciais colisões detectadas pelo sistema Stargaze serão disponibilizados gratuitamente a todos os operadores de satélites.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)