Foi preciso esperar um mês para a Microsoft corrigir o bug que impedia o arranque do Windows 11 nalguns computadores.
A Microsoft corrigiu finalmente um erro grave no Windows 11 que deixou alguns PCs empresariais incapazes de arrancar após a instalação de updates de segurança recentes. O problema gerava o erro "UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME" e apresentava um ecrã preto com uma mensagem a pedir novo reboot. A correcção chegou com o Patch Tuesday de Fevereiro de 2026, através do update KB5077181.
A falha afectou um número limitado de dispositivos comerciais com Windows 11 nas versões 25H2 e 24H2. Segundo a Microsoft, a origem do problema estava numa instalação falhada do update de segurança de Dezembro de 2025, que deixou os sistemas num estado incorrecto. Nessas condições, tentar instalar actualizações posteriores - como o update KB5074109 de 13 de Janeiro de 2026 - podia fazer com que o sistema fosse incapaz de arrancar.
A empresa já tinha disponibilizado uma correcção temporária no update opcional KB5074105, lançado no final de Janeiro, para evitar que mais equipamentos fossem afectados. Com o KB5077181, disponibilizado a 10 de Fevereiro, a Microsoft garante que o problema fica totalmente resolvido. Ainda assim, os sistemas que ficaram encravados antes da correcção irão necessitar de recuperação manual para voltarem a funcionar e aplicar as correcções definitivas.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)