2017/12/07

Bitcoin chega aos 13 mil euros (e sem sinais de parar)


A euforia dos Bitcoins não dá sinais de abrandar - muito pelo contrário - com a criptomoeda a subir mais de 50% apenas nos últimos 7 dias, continuando a derrubar recordes e sem dar sinais de abrandamento.

Por esta altura já todos se arrependem de não ter comprado Bitcoins quando estas custavam apenas 1000 euros cada; mas a verdade é que quem cometeu a loucura de as comprar a preços mais caros continua a ser surpreendido pelo valor que têm atingido. Só nestas últimas 24 horas os Bitcoins já subiram mais de 2200 euros, situando-se agora acima dos 13 mil euros (mais de 15 mil dólares).

Que isto dizer que quem tivesse cometido a "loucura" de comprar Bitcoins a 10500 euros ontem, neste último dia já teria ganho mais de 20%; e esse valor seria de 50% caso o tivesse feito há uma semana, quando estavam a 8000 euros.


Muitos esperavam que, tal como quando estava prestes a atingir os 12 mil dólares (e em que caiu para cerca dos 9000 dólares), esse comportamento se voltasse a repetir. Mas o último dia tem desafiado essas previsões, com os Bitcoins a passarem sucessivamente os $10 k, $11k, $12k, $13k, $14k, e os $15k - por vezes com uns "tremeliques" - mas sem dar sinais de abrandamento.

Há quem diga que a subida está garantida até aos $20k (pelo menos) por conta das empresas que vão negociar em "futuros" nos Bitcoins e que já tinham garantido esse valor como mínimo para o fim de 2018... mas parece que os Bitcoin vão obrigar a rever essas previsões, pois não serão grandes "futuros" se os Bitcoins valerem 20 mil dólares já hoje.

Como sempre, é fácil olhar para trás e decidir quando se deveria ter comprado e vendido... o mais complicado é saber se o gráfico vai subir ou descer abruptamente "daqui a bocado"... De qualquer forma, a recomendação mantém-se, mesmo que seja um valor irrisório (e deverá ser sempre apenas um valor "que não faça falta"!) não fará mal comprarem nem que seja 0.001 Bitcoins - no pior caso, será algo que poderá não valer nada mas, se daqui por 2 ou 3 anos se confirmarem as previsões de que vai valer 500 mil ou 1 milhão de dólares... sempre podem tirar algum proveito disso (e massacrarem-se com o pensamento: "ai se eu soubesse, tinha lá metido mais!" :)


Nota: entre o momento que isto foi escrito e o momento em que será publicado, os Bitcoin podem já ter subido mais 1000 ou 2000 euros... ou caído para metade; pelo que... há ter este pormenor em consideração.

15 comments:

  1. Carlos, se quisesses comprar BitCoin neste momento qual a plataforma que usarias / recomendavas?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Coinbase continua a ser a que me dá maior confiança e é mais simples de utilizar.

      Delete
    2. This comment has been removed by the author.

      Delete
    3. Obrigado pela resposta. Vamos ver quando esta bolha estoura...

      Delete
    4. Boa Tarde Carlos. Estou a começar nessa " febre" do Bitcoin e já que utilizas o coinbase podias por favor informar se ao vender da nossa carteira de Bitcoins tem-se de primeiro depositar na nossa carteira em Euros, ou se se pode depositar diretamente na nossa conta bancaria. Se tivermos de fazer obrigatoriamente este passo intermédio o " fee" é pesado. 3 euros para cada 100 fora a transferência definitiva para a conta. Obrigado.

      Delete
    5. Sim, tens que passar primeiro para euros; e sim, neste momento as taxas estão bastante elevadas. Para "trading" tens a GDAX (também da Coinbase) que é mais vantajosa... e possivelmente também permitirá poupar alguns % nas transferências.

      Delete
    6. Obrigado, vou ver o GDAX. Abraço

      Delete
  2. Eu tenho estado a usar o Luno, sem dúvida uma excelente opção também.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boas,
      como se faz o deposito no Luno...
      Não estou a ver como se faz a transferencia, no meu banco pede-me o país de destino... qual escolhes?

      Delete
  3. li nao sei onde as 18 previsões do saxo para 2018 e uma delas é o bit coin a cair se a russia e a china tomarem medidas.
    tem que se ter um peso do camano para por a china e a russia a pensar hahahah

    ReplyDelete
  4. Site da Coinbase com problemas há duas horas. :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, parece que estavam à espera do site ficar encravado para "tombar" os bitcoins...

      Delete
  5. Pessoal uso o coinbase para minar mas o wirex para manter as moedas porque em segundos passo para um cartão de crédito virtual mas que funciona e fica o valor intacto.... Penso ser mais fácil tirar o dinheiro com uma compra em caso de queda acentuados.

    ReplyDelete