Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um anel com indicador de temperatura.
Apple e Google proíbem recolha de localização para API de alerta do Covid-19
A Apple e a Google já estão a fornecer exemplos para utilização da sua API destinada a alertar pessoas que possam ter estado em contacto com outras pessoas infectadas com Covid-19, mas as preocupações com garantir o máximo de privacidade dos utilizadores podem torná-la pouco apelativa para alguns países que desejem "saber mais" sobre o contágio: nomeadamente, devido à proibição de qualquer tentativa de associação destes dados à localização dos utilizadores.
Este sistema desenvolvido em conjunto pela Apple e Google baseia-se em identificadores temporários que que vão mudando regularmente, mas fica dependente da existência de uma app oficial (com limitação de uma por cada país, para evitar a fragmentação) que tratará do aspecto de sinalizar quem for marcado como infectado.
Além disso, o sistema relembra repetidamente que é completamente voluntário, e permite que qualquer utilizador o possa desactivar a qualquer momento - algo que também poderá não agradar a alguns países.
App de contact tracing do Reino Unido não funciona e pode ser ilegal
Mesmo a propósito da notícia anterior, no Reino Unido foi criada uma app própria para o contact-tracing, que começa desde logo por pedir o acesso à localização dos utilizadores - mas que, demonstrando um total desfasamento com o mundo real, tem limitações completamente inacreditáveis e absolutamente ridículas.
Ora vejamos, que vos parece a ideia de instalarem uma app que, para além de vos querer monitorizar a cada momento, só funcionará devidamente se a mantiverem a correr em primeiro plano e com o smartphone permanentemente activo (com o ecrã ligado) sem entrar em modo de suspensão? Pois é... vá-se lá perceber como é que alguém sequer dá luz verde a projectos assim... Mas, imagino que seja daquelas decisões fáceis de fazer quando é à custa do dinheiro dos contribuintes...
Utilizadores passam 75% mais tempo no Windows 10
A Microsoft revelou que o tempo passado a utilizar o Windows 10 aumentou para os 4 biliões de minutos por mês, representando um aumento de 75% face aos valores do ano passado. Um valor seguramente também potenciado pelos efeitos do Covid-19 já que, se no caso dos utilizadores em tele-trabalho esse tempo já seria equivalente ao que passariam à frente de um computador no local de trabalho, temos que contabilizar todos os milhões de alunos que, de um dia para o outro, passaram também a ficar várias horas à frente de um computador para acompanhar as aulas remotamente.
Faltando saber em que parte isso também terá sido auxiliado pelos efeitos do Covid-19, anuncia também que irá alterar o posicionamento do Windows 10X, que irá deixar de se focar exclusivamente nos modelos "dual-screen" para dedicar mais atenção aos portáteis tradicionais, que são os mais populares.
Campanha #Deixe o Sol Entrar da Claro provoca a ira dos clientes no Brasil
As boas intenções da operadora de telecomunicações brasileira Claro em alterar temporariamente o nome da rede para promover o optimismo no território, parecem estar a ter o efeito oposto. São muitos os clientes que estão a ser surpreendidos pelo novo e longo nome nos seus smartphones, e não parecem estar a gostar do que vêem.
O nome comprido faz com que a sua apresentação pareça um cartaz publicitário a deslizar no ecrã de alguns smartphones, enquanto noutros vai provocando alguns "bugs" oscilantes que também se revelam particularmente irritantes.
Talvez tenha sido por isso que a Vodafone Portugal optou por alegar "impossibilidades técnicas" para mudar o nome por cá... :)
Curtas do dia
- Vedetas do TikTok dizem que a plataforma não "rende"
- Artistas vão-se convertendo da cultura pop à cultura dos memes
- Hacker recorreu a suborno para ter acesso a dados de jogadores do Roblox
- Oculus está a preparar óculos VR mais leves - atrasados por causa do Covid-19
- Google contesta exigência Australiana de pagar para apresentar excertos de notícias
Resumo da madrugada
- Google adiciona Meet ao Gmail
- Ubuntu 20.04 LTS já disponível
- Anel com indicador de temperatura a €5
- Ganha um anel com indicador de temperatura
- Cuidado com SMS fraudulentos em nome da Netflix
- Android TV já pode fazer parte de grupos de colunas
- App do Google Duo vai dispensar números de telefone
- Como tirar uma rede WiFi da localização da Google e Microsoft
- Sensibilidade ajustável do Hey Google no Google Home já disponível
- Skype, Teams, Meet e Duo também levantam preocupações de privacidade
Sem comentários:
Enviar um comentário