2020/05/04

Como tirar uma rede WiFi da localização da Google e Microsoft

Quem não quiser que a sua rede WiFi seja utilizada para efeitos de localização pela Google e Microsoft terá que adicionar alguns códigos específicos ao nome da própria rede.

A determinação de uma localização não se faz apenas pelo acesso ao GPS, com inúmeras empresas a terem-se especializado há muito na determinação da localização através das redes WiFi. Incluindo na longa lista de coisas que aceitamos sem ler, estão coisas que permitem que, ao nos ligarmos a uma rede WiFi, informação sobre essa rede assim como a sua localização possam ser enviadas para determinados serviços - e no futuro, quando um dispositivo se ligar a essa mesma rede, saber-se em que localização deverá estar, mesmo que o dispositivo não tenha GPS.

Isso são coisas feitas há mais de uma década, e obviamente que não demoraram a surgir queixas; queixas que obrigaram a que a Google e Microsoft fornecessem métodos para quem não quiser que as suas redes WiFi sejam incluídas neste serviço de localização. Mas infelizmente, significando que o nome atribuído às redes se torne bastante mais comprido e "esquisito".

Para que uma rede WiFi seja dispensada do serviço de localização da Google será necessário adicionar-lhe:
  • _nomap

E no caso da Microsoft:
  • _optout

O que faz com que, quem desejar ficar livre de ambas terá que adicionar "_nomap_optou" ao nome (SSID) da sua rede WiFi.

Portanto, se alguma vez virem redes WiFi com estas referências no nome, já sabem do que se trata.

4 comentários:

  1. Estupidez... Se vier a Apple e quiser o "_fora" e a Amazon quiser "_rua" ou outra que se junte, deve ter de ficar "_nomap_optout_fora_rua_bardamerdaparaistotudo_NOME-do-Meu-SSID"...

    ResponderEliminar
  2. Podem explicar me co o fazer passo a passo pf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ver aqui:
      https://lmgtfy.com/?q=como+mudar+o+ssid+do+router

      Eliminar
  3. No fim não esquecer de voltar a memorizar novo nome de rede e password em todos os equipamentos que tem em casa como por exemplo telemóveis pcs portateis tablets bimbis cameras campainhas maquina de lavar roupa repetidores boxs boxs piratas smart tvs etc etc ...

    ResponderEliminar