Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer uns earphones BT Soundpeats TrueAir2.
Bitcoin passa os $50K
As Bitcoins continuam a dar que falar e atingir novos recordes. Desta vez, a mais conhecida criptomoeda atingiu novo máximo histórico, superando momentaneamente os 50 mil dólares e mais que triplicando o valor face ao que tinha há apenas três meses, quando estava a cerca de 16 mil dólares.Também em alta está o Ethereum e com ainda maior aumento relativo, atingindo novo máximo histórico de mais de 1800 dólares, quadruplicando o seu valor nos últimos três meses (quando estava a 460 dólares).
App unificada do Office chega ao iPad
A Microsoft lançou finalmente uma versão da sua app unificada do Office para o iPad. A app unificada está disponível desde 2019 para Android e iOS, e agrega o Word, Excel e Powerpoint numa única app, estando mais orientada para operações rápidas em ambiente mobile, incluindo a conversão de fotos em texto e tabelas, criação de PDFs, assinar documentos, etc. No entanto, no iPad os utilizadores tinham apenas direito à versão do iPhone em "ecrã grande".Com esta actualização, o Office no iPad passa a ser uma app específica, que sabe tirar o máximo partido do seu ecrã e funcionalidades específicas - ficando mais a par das apps Office individuais, que no iPad até já suportam a utilização de teclado e rato, para uma experiência mais próxima da de um computador desktop.
App SHAREit para Android com vulnerabilidade grave
A app SHAREit para Android, que conta com 1.8 mil milhóes de downloads, contém uma vulnerabilidade grave que deixa os utilizadores expostos a actividade maliciosa. A app não valida adequadamente as acções que podem ser desencadeadas por apps externas, permitindo que uma app maliciosa a utilize para executar operações indesejadas, incluindo substituir ficheiros locais por versões com malware.Se encontrar vulnerabilidades em apps é algo que se tornou tão comum que já quase não merece ser "notícia", o problema neste caso é que se trata de uma app que já foi descarregada quase 2 mil milhões de vezes e se torna num alvo apetecível para atacantes - e a pior parte é que mesmo depois de ter sido contactada pelos investigadores de segurança que descobriram a falha, os responsáveis pela app não deram qualquer resposta nem lançaram qualquer correcção, tendo já passado três meses.
Clubhouse promete maior protecção e evitar servidores Chineses
A app do momento, Clubhouse, continua a dar que falar, mas desta vez por motivos menos agradáveis. Investigadores revelaram preocupação no facto da app enviar informações para servidores na China, podendo pôr em risco a identidade de participantes ou permitir saber que utilizadores acedem a salas de conversa com conteúdos que sejam considerados "indesejados" - isto apesar da app já ter sido bloqueada na China, depois de ter estado disponível durante algum tempo e ter atraído muitos utilizadores por escapar às habituais regras de censura no território.Os responsáveis pela app já prometeram reforçar o uso da encriptação e eliminar qualquer envio de dados para servidores sob controlo da China, declarações que se tornam obrigatórias para garantir que a app continua a crescer ao ritmo explosivo que tem tido - e isto numa altura em que a app continua a ter crescimento limitado, por só estar disponível para iOS e apenas via convite de alguém que já tenha acesso à app (e que fica com dois convites para poder passar a amigos).
Curtas do dia
- App Parler regressa com novo fornecedor de serviços cloud
- TikTok alvo de queixa na Europa por questãos de privacidade
- Corsar reforça posição no streaming com compra da Visuals by Impulse
- França acusa Rússia de campanha de hacking que decorre há vários anos
- Alemanha obriga Tesla a recolher 12 mil Model X por peças que se podem soltar
Resumo da madrugada
- Android 12 é Snow Cone
- Nothing compra Essential
- Jaguar 100% eléctrica em 2025
- Radio Garden - mapa-mundo das rádios
- InkPad Color vem com ecrã E-ink a cores
- Carregador Rampow 36W USB-C PD a €13
- Ganha uns earphones BT Soundpeats TrueAir2
- Apple troca Apple Watches com bug de recarregamento
- Como instalar conta Google Classroom de aluno num Android
- Computadores escolares "oferecidos" não podem ser usados para diversão
Curiosidade do dia: Uma órbita geoestacionária faz com que um satélite pareça estar imóvel face a um ponto no solo terrestre, e situa-se a 35.7 mil quilómentros da Terra. Para comparação, a Estação Espacial Internacional orbita a terra a uma altitude de "apenas" 400 km.
Sem comentários:
Enviar um comentário