2007/10/25

LCD Samsung com Iluminação HDR, finalmente!

E eis que finalmente começam a chegar ao mercado! Após os protótipos iniciais demonstrados anos atrás pela Brightside (entretando comprada pela Dolby) os LCDs ditos HDR chegam até nós.

Neste caso, trata-se do LCD Samsung LN-T4681F, simplesmente considerado como o melhor de sempre até à data.

Além da superior eficiência energética da iluminação por LEDs, estes televisores têm a capacidade de ajustar dinamicamente a iluminação em diferentes zonas do ecrã simultaneamente, garantindo uma experiência visual sem precedentes.
Isto é uma daquelas coisas que têm forçosamente que ser vistas ao vivo, uma vez que nenhuma foto ou video mostrados num ecrã convencional pode reproduzir o resultado real.

No entanto, há uma forma de demonstrar exemplarmente a diferença, que é exactamente quando se visiona uma imagem totalmente negra:
(como se podia ver nas primeiras demonstrações da Brightside, tais como a relatada pela bit-tech.net)


Não, não se trata de uma TV LCD; do lado esquerdo temos a habitual imagem de um LCD ligado, com um ecrã totalmente a negro - mas a TV que nos interessa está do lado direito... completamente invisível, como deveria ser.

Talvez este exemplo seguinte demonstre melhor:


É preciso dizer mais alguma coisa? Isto é que é o verdadeiro contraste! As partes negras são completamente negras, as partes com luz são realmente brilhantes.
(Neste protótipo dizia-se que com o ecrã no seu brilho máximo, era efectivamente necessário o uso de óculos escuros para se poder suportar a luminosidade!)
Mas o mais importante é que: em breve poderemos dizer adeus aos cinzentos que assombram os nossos LCDs actuais.

Está também disponível um video no YouTube, demonstrando uma XBox 360 e mostrando duas televisões lado-a-lado: uma com LCD normal, e outra com LCD HDR.
Embora, tal como já disse anteriormente, seja practicamente impossível ver a verdadeira diferença, dá sempre pra imaginar um pouco. :)



Quanto a mim, vou já reservar um espaço para uma TV destas em minha casa!
De momento, este LCD de 46" custa cerca de $4000, mas com a queda acentuada do dólar, um destes dias poderemos encomendá-lo por 500 euros! :)

Edit: Estão disponíveis mais fotos no [Gizmodo] das quais saliento estas duas:


Edit2: Ao que parece, este modelo tem apenas 70 zonas diferentes de iluminação, pelo que não se aproxima ainda do detalhe mostrado no modelo da Brightside - que tinha 1400 zonas independentes. No entanto, é ainda assim mais um passo no bom caminho, go Samsung go! :)

2 comentários:

  1. Deves ter um problema no teu monitor... no meu consigo ver tão bem a diferença que até dói.. imagino ao vivo!!!! ;D

    Não vejo a hora de ter uma dessas belezas em minha casa... acabou-se o cinzento irritante... viva a escuridão!!! Estreio logo com o "Darkness" ou o "Darkness Falls"... éeééeééééeeerrrgghhhhhhh....

    Parece-me uma boa homenagem uma velha ardida a berrar com as cordas vocais queimadas num ecrã escurinho ;D

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, já se revia os Darknesses!

    e "a velha ardida"... isso tem uma sonoridade que me faz pensar que daria uma bela música. Manda a sugestão ao mytho! :)

    ResponderEliminar