Um bug que já afectava a anterior versão do Ubuntu (Feisty), parece continuar a afectar os utilizadores do Gutsy Gibbon.
Este bug diz respeito às configurações das definições de poupança de energia dos discos rígidos em vários portáteis, fazendo com que as cabeças magnéticas "estacionem" demasiadas vezes. O problema é que, sendo um dispositivo mecânico, cada um destes ciclos de pára-arranca causa um certo desgaste; e embora um disco rígido actual esteja certificado para algo na ordem dos 600,000 ciclos deste tipo - o que na práctica se traduz em muitos anos - com este problema essa vida útil encontra-se drasticamente reduzida.
No caso reportado, após apenas 2,5 meses de uso, o disco em questão já contava 56,000 (!) ciclos, quando apenas tinha sido ligado/desligado 150 vezes.
Se notarem este sintoma no vosso portátil, com o disco a fazer spin-down demasiadas vezes, existe uma solução drástica mas simples, que é: desactivar a poupança de energia para o disco.
Isto pode ser afeito através do comando:
hdparm -B 255 /dev/sda
Isto faz com que as definições de poupança de energia para este este dispositivo (neste caso o sda) fiquem desactivadas. Como consequência, a autonomia do vosso portátil será afectada negativamente - mas é sempre melhor do que estar sujeito a ficar sem disco rígido ao fim de 2 anos.
A médio prazo, esperemos que os responsáveis pelo Ubuntu resolvam esta questão de forma mais eficiente.
Fonte [linux-hero]
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)