Até parece impossível. Imaginar que conseguiram construir um monstro destes: o LHC (Large Hadron Collider) e o seu detector de partículas, o ATLAS.
Este vídeo vai ajudar-vos a ver a verdadeira dimensão deste projecto, que sem dúvida ajudará a explorar os limites da física (e quem sabe, mais além):
2008/05/09
O ATLAS no LHC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Totalmente posssível.
ResponderEliminaré um pequeno projeto para tudo o que existe já em relação a aceleração de partículas e fissão nuclear de baixo da terra.
Depois da criação da anti-matéria, o resto é questão de tempo.
Não é assim tão "pequeno". ;)
ResponderEliminar"The LHC will become the world's largest and highest-energy particle accelerator... "
"The size of the LHC constitutes an exceptional engineering challenge ..."
Wikipedia
Mas sim, há outros projectos colossais enterrados, que muita gente nem faz ideia... lembro-me daquele reservatório cheio de água a uma profundidade considerável, para detectar neutrinos e outras partículas "raras".
o a.z.. deve estar a ser irónico.
ResponderEliminarÉ um projecto com 11.000.000.000 EUR, 2000 cientista directos +3000 indirectos, colaboração entre uma comunidade científica de países tão destintos como os EUA e o Irão, etc, etc, etc.
O Obvious publicou um artigo sobre o assunto com bastantes comentários mas alguns destes estão a ficar cada vez mais exotéricos.
Eu coligi uma série de vídeos sobre o tema em: http://osmeusapontadores.blogspot.com/2008/03/lhc-origem-do-universo.html
Finalmente e entre os recursos citados nessa lista encontra-se o canal LHC no youtube:
http://www.youtube.com/user/TheATLASExperiment
Depende sempre da perspectiva...
ResponderEliminarSe for daquela vista do "pale blue dot" que inspirou Carl Sagan... efectivamente é tudo pequeno. :)