2008/08/02

Telemóveis e Wifi - o Novo Tabaco?

Cada vez há mais estudos que levantam mais suspeição sobre os eventuais malefícios das ondas de rádio dos telemóveis e redes sem fios dos computadores.

Certos ou errados, o que é certo é que alguns já acusam estes equipamentos de serem o novo "tabaco" - onde muita gente procura esconder a realidade, incluindo muitos dos "consumidores" que preferem não ver/acreditar nos resultados desses estudos.

Sinceramente, não sei se as radiações electromagnéticas e de rádiofrequência destes equipamentos serão prejudiciais à saúde humana ou não. Isto é, bem não farão concerteza, mas se são suficientes para causar danos... isso é o que falta saber.

Mas vamos considerar um cenário hipotético; vamos supôr que sim, que efectivamente os telemóveis e redes WiFi fazem mal à saúde a longo prazo - tal como o tabaco.


Não sei qual seria a medida dos governos e indústrias quanto a isso: se fosse como lidaram com o tabaco, só daqui a umas dezenas de anos começariam a admitir que *talvez* aquilo fizesse mal, e então começariam a colocar uns autocolantes nos equipamentos: "Cuidado - o WiFi pode prejudicar a sua saúde." "Perigo - este telemóvel mata!" e outras coisas que tais.

Mas o que me interessa é: qual seria a vossa reacção?
Se soubessem que o vosso telemóvel, esse mesmo que têm aí ao lado, aumentava drasticamente a probabilidade de terem cancro? E por onde quer que passassem, as redes WiFi e hotspot que nos rodeiam tivessem o mesmo efeito... o que fariam?

Seriam capazes de deixar de usar o telemóvel, afastar-se de quem quer que o usasse à vossa beira, e até procurar zonas "livres de telemóveis"?
Ou - tal como muitos fumadores - continuariam a usá-lo, sem qualquer "remorso" aparente, até mesmo perto dos vossos filhos?

E quanto aos hotspots e redes Wi-Fi, qual seria a vossa atitude? Fugiriam dos centros comerciais e cyber-cafes como um anti-tabagista fugiria duma zona de fumo?

É que, embora hoje tudo isto seja um cenário hipotético - quem sabe se daqui a uns tempos teremos mesmo que lidar com esta situação? :/

3 comentários:

  1. ei pah n digas isso q deixas um gajo a pensar!!!

    raios agora n me sai da cabeça!

    eu ca sou dos q prefiro n acreditar...


    mas se fosse mm pra pensar nisso ent dava em psicotico, pois à mt mais tempo somos bombardeados com ondas de UHF e outras de TV e Radio, para alem de ser mt dificil fugir a todas as emissões de Satelite, neh?

    ResponderEliminar
  2. Era mesmo esse o objectivo - fazer-nos pensar um pouco sobre isto.

    ... seria mesmo uma grande dor de cabeça a nível mundial. :/

    ResponderEliminar
  3. A solução para o wifi é simples: os tipos que fazem equipamento para rede pela instalação eléctrica recebiam um jackpot.

    Em relação à TV, podes sempre cancelar o UHF, mas o problema reside em estar perto do emissor de radiação (em especial o tlm, pois é colocado a cm's do corpo de forma genérica e da cabeça em particular). Na "zona distante" potência radiada varia com (1/d^2) pelo que se deduz, com "pequenas distâncias" já a radiação é também ela pequena (ex: 10000W radiados a 100m já são só 1W recebido - Rádio. No tlm, este o modelo não é válido devido à proximidade entre receptor e emissor);

    ResponderEliminar