2009/01/25

Como libertar Memória no iPhone

Lembram-se de vos ter falado naquele programa que nem deveria existir, o Free Memory para o iPhone?

Pois bem, depois de alguns testes feitos por um amigo meu (que é o experimentador oficial #1 de tudo que sejam novidades :) chegou-se à seguinte conclusão.

Depois de algum uso "normal", não é incomum o iPhone ficar com menos de 10MB de memória livre, com vários programas "oficiais" da Apple a permanecerem em memória (Safari, Email, Contactos, etc.)
Mesmo sem o programa Free Memory poderão detectar alguns sintomas... maior lentidão a abrir programas, teclado a demorar mais alguns instantes a aparecer, atraso de alguns segundos desde que fazem "lock" até que toque o som pré-definido - atraso esse que também se verifica quando se muda para o modo vibratório, enquanto aguardamos o feedback da sua activação.

Ora... a "grande" descoberta foi que, aparentemente há outra forma fácil (e gratuita) de recuperar essa memória sem a necessidade de esta App.

Ao desligar e voltar a ligar o WiFi, o resultado foi o encerramento dessas tais aplicações que se mantinham em memória, libertando cerca de 20MB de memória!

Em opção, podem simplesmente activar e desactivar o modo "airplane", que aparentemente tem o mesmo efeito.

Imediatamente deverão notar uma resposta mais rápida quando fazem "lock" do iPhone ou activam o modo vibratório, assim como um teclado que surge mais instantaneamente. E a memória recuperada pode também ser o suficiente para permitir executar uma App que necessite mais memória sem necessidade de um reset.
(Em último caso, o reset do iPhone dá-vos no arranque, cerca de 40MB de memória livre.)

Não é que isto sirva de desculpa - espero bem que a Apple resolva este assunto na próxima actualização do firmware - mas, pode ajudar a evitar chatices até que isso aconteça.

2 comentários: