2009/01/16

iPhone Free Memory

Aqui está o exemplo de um programa que não deveria existir. O Free Memory para o iPhone é um programa que suspostamente liberta memória, permitindo que outros programas possam ser executados sem que "saltem para menu principal" (síndroma que muitos utilizadores conhecem em algumas aplicações.)

O problema é que, apesar de ter 128MB de Ram, a maior parte dessa memória é utilizada pelo sistema operativo do iPhone e pelas suas aplicações oficiais.

Não é incomum, em situações onde tenham andado a ver emails e a passear pela Internet no Safari, ficarem com menos de 10MB livres... um valor que pode impedir que executem uma aplicação que necessite de bastante memória (como alguns jogos, por exemplo.)

É por esse motivo que muitos developers recomendam que façam um reset ao iPhone antes de executarem as suas aplicações - algo que permite ao iPhone ficar com cerca de 40MB de memória livre (após um reboot.)


Não é que deseja mal aos developers desta aplicação, mas este é o exemplo perfeito de um aplicação que não deveria existir. O sistema operativo deveria ter a obrigação de gerir tudo isto de forma bem mais inteligente - se há uma App que precisa de mais memória, porque não terminar esses processos que não estão a ser utilizados, libertando os tais 40MB que temos ao ligar o iPhone?

Espero que a próxima versão do firmware venha melhorada a este nível.

2 comentários:

  1. Não era isso que o iPhone era suposto fazer? (fechar as aplicações todas que já não estamos a usar para não consumir recursos, ao contrário do Windows Mobile)

    ResponderEliminar
  2. Supostamente seria, mas aparentemente não o faz tão bem quanto devia.

    (Pessoalmente, não tenho tido más experiências com isso... mas também não uso Apps muito exigentes a esse nivel - a única que me salta para o menu por falta de memoria com relativa frequência é a do Remote Desktop - a nao ser no tal caso de fazer reboot.)

    Em abono da verdade, também o Windows Mobile é suposto ir terminando as aplicações abertas... mas na prática o sistema deles funciona ainda pior que no iPhone (no WinMo é praticamente obrigatório ter um programa de "fechar/libertar memória".)

    Vê-se isso facilmente pela quantidade de reboots/reset necessários... o meu iPhone já nao leva um reset desde que... já nem me lembro.
    Isso por si só, já é bom sinal.
    Mas podia ser melhor! E há que melhorar os pontos menos bons.

    ResponderEliminar