2009/04/29

Process Explorer - SysInternals

Porque há sempre gente "nova" a chegar, e nem todos estão informados sobre os obrigatórios utilitários e ferramentas que por vezes nos podem poupar frustrações e dores de cabeça, hoje venho relembrar-vos do fabuloso Process Explorer do SysInternals (criado pelo guru Mark Russinovic, e posteriormente adquirido pela Microsoft.)

Este Process Explorer é tudo aquilo que o tradicional Task Manager do Windows deveria ter sido.


Este Process explorer permite ver que ficheiros, pastas, DLLs, e handles qualquer programa está a aceder.
Tem também funções avançadas de pesquisa que permitem descobrir que processos estão a usar um determinado DLL, ou handle; para além de uma infinidade de outras funções que se tornam incrivelmente úteis em ínumeros casos.
(Ainda no outro dia tive um caso de um programa que decidiu ficar com a janela invisível; com este Process Explorer foi só selecionar o processo e mandar a janela para o ecrã novamente.)

Tem também a vantagem de agrupar processos semelhantes, o que dá jeito no caso de usarem programas como o Chrome, em que cada janela do browser é um processo diferente que rapidamente enche o Task Manager normal.


Este programa é apenas um dos muitos utilitários existentes no SysInternals, e todos eles são altamente recomendados para todos os que trabalham com Windows.
Vale a pena dar uma olhada, para saberem que ferramentas têm ao vosso dispôr, quando tal for necessário.


Como novidade, todos os utilitários do SysInternals podem agora ser corridos em versão "live" directamente do Browser. Neste caso concreto, bastaria clicar aqui para executar este Process Explorer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)