Por aqui não tenho tido problemas, mas alguns utilizadores têm-se queixado de tempos anormalmente elevados (10-15 segundos) no arranque do Firefox.
O problema parece ter a ver com a fragmentação das bases de dados utilizadas pelo Firefox - acrescidas do facto dos registos serem agora mantidos durante 90 dias, quando anteriormente eram apenas 9 dias.
A maior quantidade de dados e a sua constante manipulação causam "buracos" que ocupam espaço e reduzem o desempenho; pelo que é necessário arrumar a casa com o vacuum.
Este processo desfragmenta as bases de dados, tornando-as mais pequenas e ordenadas, com resultados que podem ser - dependendo do caso - quase milagrosos. Há pessoas que viram o tempo de arranque do seu Firefox passar de 10s para apenas 2s.
Enquanto a equipa do Firefox não arranjar forma de fazer isto de forma automática, recomendo que façam esta aspiradela de forma regular, ou sempre que notarem o vosso Firefox a demorar demasiado a arrancar.
Para quem não gostar de andar a mexer nestas coisas, a opção mais simples é utilizar a ferramenta IniFox, que faz isso de forma automática.
2009/07/27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O arranque do meu é, por vezes, bastante lento. Mas fui ver os links e confesso que até tenho medo de proferir código binário quanto mais meter-me a brincar com um :)
ResponderEliminarBem, tenho que concordar aqui com o volteface.book quanto ao meter-me a mexer naquilo que não percebo. Embora o meu Firefox não leve muito tempo a começar, o meu Chrome é mais rápido.
ResponderEliminarÓ gente de pouca fé ! Nem o IniFox experimentam ?
ResponderEliminar(Confesso que é mais simples).
Ando á algum tempo tentado a apaga o histórico todo etc, porque nota-se bem que no arranque tem muita coisa pra ler e até quando digitamos um endereço. Ainda bem que esperei. Vou exp.
ResponderEliminarEspectaculo!! Qual codigo qual que!? O IniFox foi 5 estrelas. E eu sou mais um dos casos de passar de 10segs pra 2s ou ate mesmo 1s.
ResponderEliminarDevido ao trabalho tenho por norma umas 50 tabs sempre para abrir. E antes ja andava a sentir o FF muito lento. E agora ficou super sonico.
Muito bom mesmo. Obrigadao pela dica.
Continua com o optimo trabalho, e nunca deixes este blog. Não será facil encontrar outro que tenha a mesma qualidade e conteudos que o teu. Abraço
@FerMendez
ResponderEliminarAinda bem que te resolveu o problema. E obrigado! :)
O primeiro arranque do Firefox é extremamente lento, cerca de 10 segundos, os seguintes são mais rápidos. Só uso esse browser em ambiente Linux porque ainda gosto menos das outras alternativas (aguardo ansiosamente pelo Chrome para Linux!). Um browser deveria ser capaz de arrancar com rapidez sem precisar da bengala de nenhum outro software. Mas, se querem saber, acabei de testar o IniFox e nem isso resultou. O arranque inicial continua lento como sempre. Claro que se abrirem o Firefox mais vezes ficam com a sensação de que ele está mais rápido. Nada disso, o grande problema está no primeiro arranque. Até o IE consegue ser mais rápido... O Chrome é o mais veloz de todos, quer a abrir, quer a navegar, de longe! Já os testei em várias máquinas e não há comparação possível.
ResponderEliminarNao gosto to chrome, perfiro a build da comunindade Chromium.
ResponderEliminarE ja saiu à mt tempo para linux, inclusive 64btts
https://launchpad.net/~chromium-daily/+archive/ppa
Conforme se poder ler em:
ResponderEliminarhttp://www.google.com/chrome/intl/pt-PT/linux.html
"O Google Chrome para Linux encontra-se em desenvolvimento e uma equipa de engenheiros está empenhada em disponibilizá-lo o mais depressa possível."