2009/07/30

Analise de Custos: o iPhone 3GS compensa?

Agora que finalmente sabemos os preços do novo iPhone 3GS na Vodafone e Optimus, é tempo de analisar friamente se realmente valem o preço pedido, e se compensa fazer upgrade ou adquiri-lo.

Fisicamente o novo 3GS é indistinguível do iPhone 3G e as verdadeiras novidades estão escondidas no seu interior: novo CPU mais rápido, nova placa gráfica, nova câmara, bússula digital, UMTS/HSDPA 7.2Mbps... e mais algumas funcionalidades a nível de software como as opções de acessibilidade (text-to-speech) e comandos por voz.


Para quem pretende comprar o seu primeiro iPhone, ou trocar o seu iPhone 2G de primeira geração com dois anos, não há dúvidas: este é efectivamente o melhor iPhone feito até ao momento e vale bem a pena.
(O modelo 3GS de 16GB mantém o preço inalterado face ao 3G de 16GB do ano passado.)


Para quem já tem um iPhone 3G, o caso torna-se mais complicado... Por um lado, a Apple optou por manter ainda o 3G de 8GB em comercialização, ao mesmo preço do ano passado. Isso faz com que os actuais clientes não se sintam "enganados" e permite manter um bom preço para revenda em 2ª mão.
No entanto, serão as novidades suficientes para justificar o investimento no novo aparelho?

Pessoalmente, a questão não está em gastar 600 euros agora, mas sim o que fazer quando -no próximo ano- outro novo iPhone surgir. Comprar um novo telemóvel deste preço *todos* os anos não é algo que me agrade.
Por outro lado, é preciso não esquecer que apesar das coisas boas do iPhone, apenas nas últimas semanas ele se concretizou na máquina que muitos esperavam, com o lançamento do OS 3.0 que lhe trouxe as Push notifications, o copy-paste, os MMS, etc. Ou seja... durante a maior parte do ano, ficou-se com a sensação de estarmos a ser beta-testers de um produto a quem faltavam (e ainda faltam) algumas funcionalidade.

Com este 3GS, suspeito que isso se volte a repetir... o mercado fica agora dividido... os developers terão que decidir se fazem uma App para os milhões de iPhones "antigos", ou se começam a tirar partido do novo 3GS. Pelo que, durante este ano de "transição", as coisas irão surgir lentamente para o novo 3GS... ao mesmo tempo que se vai esperando que a Apple corrija os bugs existentes (o update 3.1 está agendado para Setembro.)

A opção correcta e lógica para quem já tem um iPhone 3G, será aguardar mais um ano - e usufruir ao máximo da (esperada) estabilidade dos updates ao OS 3.0 que se esperam para os próximos tempos. E então no próximo ano, será a altura ideal para comprar o novo modelo e já tirar partido de Apps amadurecidas que utilizem efectivamente as novas funcionalidades.

Para quem estiver disposto a pagar, o iPhone 3GS continuará a ser uma boa opção: oferecendo todas aquelas coisas novas, mas com a consciência de que se trata de um produto "verde", onde muitas das funcionalidades são ainda básicas (a edição de vídeo, por exemplo) e que provavelmente só ficarão "corrigidas" daqui por muitos meses - Será o ideal para quem quer ter o último modelo, mas é preciso ter consciência que é uma opção que não fica barata, e que cada um terá que analisar "friamente" conforme os seus desejos e orçamento.


Como justifico então comprar o novo 3GS?
Para me poupar os segundos e fracções de segundo que diariamente se acumularão em minutos; para poder, tal como aconteceu com as fotos no 3G, passar a gravar vídeos; para poder ir testando as novas Apps e vos ir mantendo informados; etc.
É uma compra a que me sinto quase "obrigado" a fazer mas que faço um pouco contrafeito.

Racionalmente preferiria aguardar mais um ano, "amortizar" o custo do iPhone 3G. Ainda é um equipamento excelente, sem nada de grave a apontar, e estará perfeitamente actual durante os próximos 12 meses. E é essa a minha recomendação aos actuais possuidores do 3G que estejam satisfeitos com as prestações do aparelho.

Foram 500 euros no ano passado, mais 600 euros este ano; e mesmo descontando a venda do 3G por 300 euros:

500 + 600 - 300 = 800 Euros
800 euros / 24 meses = 33,3 Euros/mês

E é este o real custo do aparelho... se estiverem dispostos a pagar 33 euros mensais de "renda" à Apple para se manterem actualizados...

Para baralhar ainda mais estas contas, há que considerar também novos modelos Android que começam a surgir, a preços competitivos (o HTC Magic da TMN a metade do preço será uma excelente alternativa.)


(Só para clarificar: aqui apenas analiso a questão da compra de equipamento pelo seu preço "total" sem contrato de permanência; nos casos com fidelização, embora possam ter um custo inicial inferior, o custo ao fim dos 24 meses de contrato é normalmente superior.)

25 comentários:

  1. É como já te cheguei a avançar noutras alturas por aqui. A maior pena que dá não ter no modelo actual é a capacidade filmar. Tudo o resto, incluindo a velocidade superior do 3GS, vai se aguentando perfeitamente bem com o 3G do ano passado. Não vejo razões fortes ainda para fazer do 3G um modelo obsoleto e acho uma ideia racional continuar com ele quem os tem. O 3Gs é para os novos e os que estavam indecisos.
    E depois há que pensar que daqui a umano este frenesim de agora se voltará a repetir e talvez nessa altura as justificações sejam (ou se tornem) irrecusáveis.

    O meu iPhone 3G branco é uma maravilha e não vai ser trocado pelo 3Gs. Nem pensar!
    Afinal, ele custou-me boa massa e há que o rentabilizar bem...

    ResponderEliminar
  2. Paulo ja o Carlos n resistiu e fez mm a compra! :p

    ResponderEliminar
  3. Eu comprei, mas como disse foi uma compra com sabor "amargo", por saber que a escolha racional seria manter o 3G por mais um ano.

    A opção de ser irracional *paga-se*.

    ResponderEliminar
  4. Os iPhones são como as vaginas... toda a gente as tem... errr... não, isso eram as opiniões neh? ;D

    Há um preço a pagar para estar "actualizado". Mas concordo plenamente, o iPhone 3G é uma grande máquina que ainda tem muito para dar por mais um ano ou dois. :)

    ResponderEliminar
  5. "Como justifico então comprar o novo 3GS?
    Para me poupar os segundos e fracções de segundo que diariamente se acumularão em minutos; para poder, tal como aconteceu com as fotos no 3G, passar a gravar vídeos; para poder ir testando as novas Apps e vos ir mantendo informados; etc.
    É uma compra a que me sinto quase "obrigado" a fazer mas que faço um pouco contrafeito."

    Uma bela desculpa para satisfazer o desejo consumista dentro de ti. =)
    Realmente a APPL tem um excelente departamento de marketing que deixa os seus clientes sempre com a tesão do mijo pelos novos ("updates") à linha de produtos deles... Há que fazer render o peixe... E eles fazem-no... E de que maneira!

    ResponderEliminar
  6. Eu sou um bocado como o Carlos Martins, dou asas ao meu "desejo consumista" como o David Negreira disse :)

    ResponderEliminar
  7. @David
    O meu desejo consumista é que alguém lance rapidamente um daqueles creative com android com telemóvel... E depois já te digo onde está a minha "lealdade" pelo iPhone... ;)

    ResponderEliminar
  8. @carlos mas q e' q o ZII tem q o G2 n tenha? ( q tu precises mm)

    ResponderEliminar
  9. @BUGabundo

    Pelo que parece... o preço ;)

    ResponderEliminar
  10. Desde que esse creative com android seja da APPLE. RIGHT?

    ResponderEliminar
  11. @BUGabundo
    Câmara HD, design mais apelativo, e preço fantástico.

    @falso
    Isso é falso. ;P
    Quem me conhece sabe bem que não simpatizo nada com muitas coisas da Apple, a começar pelo iTunes e acabar nas políticas de (des)aprovação da App Store.

    ResponderEliminar
  12. Apenas uma chamada de atenção para mais um "dado".

    Se comprar um iPhone "livre" de panos vai na mesma ter que pagar as comunicações que faz.
    Eu tenho um 2G que veio dos EUA.
    Mensalmente pago (sem qualquer plano iPhone) por volta de 30 Euros/mês.
    Estou a pensar em comprar um 3GS com o plano Best iPhone 100 que na Vodafone custa para o 3G € 30,65 (ainda não divulgaram para o 3GS).
    Esse valor é próximo do que eu pago neste momento sem qualquer plano iPhone.
    Portanto neste caso "apenas" terei o custo inicial do aparelho.
    Ou será que não estou a ver bem as contas?

    ResponderEliminar
  13. @kincas
    Sim... Mas podes também optar pelos planos pré-pagos para o iPhone, e fica-te por 20 euros/mês.
    (Ou chateá-los para tentares ficar com o Best iPhone 100 por 15 euros, tal como estava na promoção inicial quando o 3G foi lançado)

    No entanto, há quem tenha preferido passar dos 15 euros do Best 100 promocional para os 20 euros do iPhone pré-pago - que oferece maior número de SMS gratuitas entre 91, e mais baratas para outras redes.

    É uma questão de analisares o que melhor te serve.

    ResponderEliminar
  14. Eu estou com pré-pago de 25,46 + IVA e estou a ver que tem a designação de best total Base. No site da vodafone aparece esse plano a
    €15,27/mês.
    Algo de "errado" se passa. Vou ter de verificar.

    ResponderEliminar
  15. Olha que esperteza a minha.
    Tenho 2 nºs associados na conta e nem me estava a lembrar disso.
    (será a falta de férias a fazer efeito?)

    ResponderEliminar
  16. @kincas

    Essa falta de férias causa sintomas curiosos a toda a gente... :)

    ResponderEliminar
  17. Só vos posso dizer uma coisa: no Algarve a temperatura e o mar estão uma coisa do outro mundo.
    Noutros anos, em Julho, já tenho encontrado calor excessivo, frio e vento, tempestades de areia na praia, água gelada, ondas demasiado altas, algas em excesso, etc. Este ano está perfeito (falta-lhe umas onditas). Quem puder aproveite, antes que acabe.

    ResponderEliminar
  18. ... e o que é que isto tem a ver com o iPhone ? Fui hoje à Vodafone de Vila Real de Santo António perguntar quando iam ter o 3GS e nem sequer sabiam quando ia ser lançado. É um paraíso ... perdido.

    ResponderEliminar
  19. @anonimo n é pior q a TMN, q liguei para la ontem para me informar das condiçoes da campanha do G2, e nem seker sabiam q havia uma campanha

    ResponderEliminar
  20. @Anónimo do Algarve
    É bom para relembrar que há um "mundo" lá fora, longe de tudo isto! ;)

    ResponderEliminar
  21. O algarve é para os Bifes.
    O Tuga continua a ser mal tratado.

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho uma desculpa para cometer a "loucura" de comprar um 3Gs. "Felizmente" o Nokia N73 da minha mulher está a dar o "berro"(alias, nunca foi bom desde o inicio. Tem 2 velocidades, LENTO e PARADO!) e então ela vai ficar com o meu 3G.

    NUC.

    ResponderEliminar
  23. Acabei de ver a publicidade do iPhone 3Gs na televisão(SIC) e baseava-se na funcionalidade de fazer copy/paste!!
    Os telemóveis têm isto há mais de meia dúzia de anos.
    Se fizessem pub ao ecran, ao multi-toque, à forma fluída de navegar na internet, agora ao copy/paste é um pouco ao lado.

    ResponderEliminar
  24. @metRo_

    É o marketing no seu melhor... not! :)

    ResponderEliminar