2009/07/03

Futurologia Apple

Não quer dizer que se tornem realidade em breve, ou sequer que alguma vez venham a existir... mas a Apple continua a debitar patentes para possíveis implementações num futuro "iPhone."

Algumas delas falam-nos de uma grelha de actuadores piezo-eléctricos que permitirão dar um feedback táctil aos actuais displays e touchscreens.


Outra das possibilidades é a detecçao das impressões digitais e a sua utilização para iniciar operações. A impressão digital do dedo indicador poderia (por exemplo) dar início à reprodução de uma música, a de outro dedo poderia saltar para outra aplicação.


Talvez mais próxima da realidade, seria a inclusão de uma antena para leitura de RFID, permitindo que usássemos um iPhone como leitor de produtos numa loja.


Outras patentes referem-se aos modos de fazer chamadas e demais modos de comunicação que teoricamente poderíamos ver surgir num futuro OS 4.0 para o iPhone.


Configurar-se automaticamente para diversos modos de funcionamento em função de vários parâmetros e eventos.
O vosso iPhone poderia reconhecer o local em que estão (GPS), em combinação com outros dados (temperatura ambiente, estado da bateria, previsão do tempo, a vossa agenda no calendário, etc.) e determinar o modo apropriado.
Caso estivessem em reunião no trabalho, poderia activar o modo silencioso; caso estivessem com pouca bateria e estivessem em viagem, poderia activar um modo de poupança de energia; e muitas outras coisas.




Outra coisa em estudo são as comunicações agendadas automaticamente.
De forma semelhante à anterior, poderiam agendar chamadas ou SMS baseados em diversos parâmetros (datas, eventos, locais, emails, etc.)
Poderiam, por exemplo, programar uma chamada para a vossa família assim que chegassem ao local de destino da vossa viagem, ou programar uma chamada para alguém uma hora depois de terem recebido um email dessa pessoa, ou então... ter sempre programada aquelas chamadas para congratular o aniversário de familiares e amigos, que por vezes passam esquecidas; etc. etc. As possibilidades são... infinitas.




E por último... as comunicações inteligentes.
Este é talvez um pouco mais futurista, uma vez que saberia analisar o que estão a fazer, e gerir as vossas comunicações em função disso. Por exemplo, ao tentarem contactar um vosso amigo, saberiam imeditamente se ele estaria disponível ou não, e receber o método preferencial de contacto. (No caso de exemplo, eram informados que o vosso colega estava a fazer jogging, que só estaria disponível 10 minutos mais tarde, e que por agora seria preferível enviarem-lhe um email ou mensagem de voz.)
Isto seria óptimo para todas aquelas vezes em que têm alguém incessantemente a tentar ligar-vos e vocês estão num local onde não podem atender/responder (num cinema, ou numa reunião, por exemplo.)


Possibilidades... veremos quais delas se concretizarão a curto prazo, e quantas ficarão nas gavetas das ideias nunca implementadas.

2 comentários:

  1. "E por último... as comunicações inteligentes.
    Este é talvez um pouco mais futurista,"
    Isto não é muito futurista... pode ser feito com um protocolo de IM como o Jabber... para passar a mensagem de estado.

    ResponderEliminar
  2. @xpete

    A questão não é essa da mensagem do estado, mas sim o telemóvel detectar o que estão a fazer e gerir isso automaticamente sem a nossa intervenção e prevendo quando estaremos de novo disponíveis.
    (já para não falar nas eventuais questões de privacidade, etc... Mas isso é outra "luta". :)

    ResponderEliminar