2009/07/08

Google Chrome OS

Aí está ele... algo que era mais que esperado, e sobre o qual eu já tinha falado há bastante tempo!

Eventualmente, este Chrome pode muito bem vir a tornar-se no tão falado "Google OS." Uma vez que cada vez mais assistimos a uma migração dos aplicativos para o browser.
Este Chrome, com as suas janelas e isolamento dos processos - mesmo até os que correm dentro de uma mesma página web - vai começar a esbater essa margem que separa esses dois conceitos: Browser e Sistema Operativo (num sentido mais abrangente.)
em Setembro de 2008.

E mais tarde, escrevendo um post com o profético nome de - adivinhem só - Google Chrome OS, há quase um ano atrás! :)

E agora, passado todo este tempo, é o próprio Google que abre o jogo e anuncia oficialmente o seu Chrome OS.
O Google Chrome OS é um sistema operativo leve e open source inicialmente destinado a netbooks. Libertaremos o seu source code até ao fim do ano, e netbooks com o Chrome OS estarão disponíveis no segundo semestre de 2010.

Estamos a desenvolver este sistema operativo para que seja rápido e "leve", para que arranque e permita o acesso à web em poucos segundos. O interface é bastante reduzido para que não interfira com o utilizador, já que o essencial é a web.

O Google Chrome OS irá correr em processadores x86 e ARM e estamos a trabalhar com múltiplos fabricantes para que existam vários netbooks com ele no mercado no próximo ano. A arquitectura do software é simples — o Google Chrome corre sobre um novo sistema de janelas em cima de um kernel Linux.


Lembram-se das "tangas" que alguns disseram sobre o Chrome se tornar um sistema operativo na altura, dizendo que ficaria algo deste género?

E eu ter dito que na realidade ficaria assim:

Afinal, quem tinha razão? :P

Só não acerto no Euromilhões, nem mesmo com um ano de atraso...

12 comentários:

  1. É setembro de 2008 e nao de 2009 :-p (o link)

    ResponderEliminar
  2. Com muita largura de banda e tendo controlo sobre os clientes (total design das aplicações / SO) e os servidores, vai ser-lhes possível fazer coisas excelentes!

    Vão poder, finalmente, fazer algo tão integrado com o SO que as web apps podem arrancar num interface que pareça completamente nativo ao PC ;o))

    Com muita largura de banda, não há limites para o que se pode fazer!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que esse desenho do que esperavam que fosse era mais no gozo que outra coisa.
    Até porque está desenhado à mão, tem o fuck de lado... e tem o windows emulado a correr com um kernel linux :D
    Luís, daqui a 2/3 anos a largura de banda será virtualmente "ilimitada"! Seremos dos poucos países do mundo com esses luxos :)

    ResponderEliminar
  4. Por acaso torco o nariz a aplicações totalmente baseadas na web ou tecnologias web (mesmo que apenas locais).

    Ainda falta muito...

    ResponderEliminar
  5. @Luis
    Não necessariamente, não te esqueças que a web está em "mudança"; com os browsers a permitir correr worker-threads em javascript, a ter acesso a bases de dados locais, etc. Nem sequer obriga a que se tenha muita largura de banda; podendo funcionar até em modo offline.

    @Toni
    Quando aquilo foi feito, não havia Chrome para Linux, pelo que era obrigatório correr aquilo num emulador Windows. :)

    @ups
    Como tudo, há vantagens e desvantagens. Mas, imagina que ficas sem net durante 1 ou 2 dias, e diz-me se isso não te "empanca" completamente a tua rotina diária. A internet já faz parte dos "serviços essenciais" do dia a dia, tal como a água ou electricidade; daí que a questão do estar "offline" vá tendo cada vez menos importância.
    De qualquer forma, tal como disse ao Luis, com o HTML5 (e sabe-se lá o que virá a seguir) é perfeitamente possível ter "aplicações" locais a funcionar em modo offline; algo que o Google implementou em parte com o seu Gears, e que com o HTML5 se torna ainda mais fácil e "compatível."

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não gosto deste caminho mas o que interessa é haver várias soluções ao contrário do que aconteceu até agora, formatar tudo por igual e por baixo. Espero que seja o fim da M$ pois não consigo gostar de uma empresa que tanto crime (sim crimes económicos contra concorrentes e consumidores) fez ao longo da sua história.

    ResponderEliminar
  7. "Quando aquilo foi feito, não havia Chrome para Linux, pelo que era obrigatório correr aquilo num emulador Windows."

    Chrome para Linux não havia. Ainda não há. Mas, há sempre um "mas", eu já corri todos os "Cromos" que haviam e neste momento estou com o 3.0.192.0 (0) e não é emulado...
    Para quem alguma vez compilou o código do Chromium, poderá entender perfeitamente o conceito que está por detrás deste Sistema Operativo
    oooopppppssss browser não é?

    Em 4 de Setembro 2008 compilei pela primeira vez e só não foi mais cedo porque não concordei com a EULA a qual foi imediatamente retirada pela equipa do Google.
    Já naquela altura também chamei aquilo um Sistema Operativo, mas depois de ver a carga de "dll" que me metia num sistema com Fedora até me arrepiei e foi directo para o caixote do lixo.
    Agora corro tranquilamente esta versão ainda em teste em Fedora 11 e posso-te desde já dizer que o "rpm" funciona *****. Apesar do 3(x) ser uma versão de teste, no ACID3 já é igual a 100 há um pedaço de tempo e com uma fidelidade ao original que até dói. Acredita que não distingues uma página da outra!

    Como não blog há algum tempo vou "amandar uma posta" a explicar como se faz.
    Infelizmente, apenas no Fedora. Ultimamente, cá por casa e no "lab caseiro" apenas dá Fedora, CentOS e Mandriva.
    Ah! e Caixa Mágica (12 Mag e 14).
    Tenho que perder um pouco de tempo com deb's e alikes mas a areia da ampulheta foge-me por entre os dedos...

    @braço.

    ResponderEliminar
  8. Ah!, tive que vir até aqui montado no meu bólide Firefox 3.5...
    O super-fast Chromium anda com alergia ao teu blog. O 3 já que as outras versões "estáveis" dão ok..
    E quando digo super-fast, é que é mesmo super!
    Muito mais rápido que o Midori!

    @braço.

    ResponderEliminar
  9. Amanhã (hoje) hão-de ver os títulos dos jornais. A marca google tem uma força ainda maior que da M$ quer queriam quer não.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/7/09 02:40

    Interessante: o chromium quase a virar chrome (no linux), Wave previsto para final do ano... agora este "novo" OS agendado para a mesma altura... acho que vem ai uma bela prenda de Natal!! :)

    ResponderEliminar
  11. Existe Google Chrome para linux, e existe um PPA com o Chromium para Ubuntu https://launchpad.net/~chromium-daily/+archive/ppa

    podem ver aki um grafico do uso de cada um:
    http://www.sofaraway.org/ubuntu/tmp/chromium-popcon-2.png

    ResponderEliminar