2009/07/21

iPhone 4G causa Suicidio?

Uma notícia que nos faz pensar qual a prioridade que a vida profissional deverá ter sobre a vida pessoal.

Um jovem engenheiro da Foxconn (Sun Danyong, de 25 anos) a quem tinha sido confiado um protótipo de um iPhone de 4ª geração, suicidou-se depois de o aparelho ter desaparecido e ter sido alvo de buscas ilegais e tratamento abusivo.

Sun Danyong era o responsável pelo envio dos protótipos da Foxconn para a Apple, e este seria mais um dia normal na sua vida. No entanto, o desaparecimento do protótipo deu início a uma sequência de eventos culminando de forma trágica com a morte do jovem.

Não estou a por em causa que o desaparecimento de um protótipo seja uma acto "grave" que devesse ser investigado... mas fazê-lo de forma tão abusiva que leva ao suicídio de um jovem... faz-nos repensar a forma como os "segredos" comerciais entre as empresas devem ser tratados.
Há formas legais de o fazer, com NDAs e coisas do género - que imagino todos os funcionários que lidem com estes equipamentos "secretos" tenham assinado.

Se se vier a provar que o suicídio de Sun Danyong se deveu exclusivamente a este episódio... espero que a Foxconn seja castigada de forma exemplar (não que isso sirva de consolo à família deste jovem que pensou que a única forma de sair desta situação seria saltar da janela do seu apartamento.)

13 comentários:

  1. Talvez devesses reforçar que quem se suicidou é um chinês e que a sua decisão também se poderá basear em tradições culturais. Perante a responsabilidade que ele próprio tinha, a falha para ele poderá ter significado a perda da honra e de deixar de merecer viver com esse fardo perante todos e a família.
    Era assim que os da China antiga faziam e pode ainda continuar essa tradição.
    Para mim, nada disso justifica suicidar-se e acho uma estupidez sem a mínima justificação. No entanto para alguém como esse tipo, poderia significar tudo.

    Há muita coisa que para nós e aos nossos olhos não estão certas mas para as outras culturas está bem. Da mesma forma como as outras culturas olham para as pessoas do mundo industrializado e não nos entendem.

    ResponderEliminar
  2. Sim, mas é preciso não esquecer que a China já não é o que era... e nestas empresas tecnológicas ainda menos.

    A coisa do suicídio não é sequer exclusivo da cultura oriental - veja-se os casos do pessoal das bolsas que se atirava das janelas em Wall Street - embora, por lá se dê mais valor ao "respeito e reputação" e por cá se dê mais valor ao "dinheiro".

    É um episódio trágico...

    ResponderEliminar
  3. A Foxconn já foi multada (até pela Apple) devido às condições que dá aos seus funcionários.
    A Apple chegou a enviar funcionários seus para fazer vistorias às condições de trabalho e alojamento. Deu depois um prazo para serem efectuadas alterações e mudanças de procedimentos.
    Só após essas alterações voltou a contratar esse fabricante.

    Mas efectivamente há que tem em conta as diferenças de culturas que embora tenham a "suavizar" ainda estão muito enraizadas em algumas culturas.

    ResponderEliminar
  4. Suicídio é morrer de medo.
    Quem morre de medo faz-se-lhe a cova de m**da.

    (Sabedoria popular).

    ResponderEliminar
  5. Na China antiga e na China moderna, na era das tecnologias, as tradições ancestrais ainda não morreram! E como aqui foi dito, este jovem perdeu a honra e a única forma de reparar esse "erro" perante a sociedade e especialmente a família, foi com o suicídio. Será difícil para a mentalidade ocidental encarar este facto como "normal" entre certas culturas orientais, entre elas a chinesa, mas é mesmo assim. Também não concordo com este procedimento mas respeito e não critico quem o fez. Nos países muçulmanos, quem rouba, é-lhe cortada a mão como castigo. E eles sabem que assim é porque faz parte da sua cultura, também não concordo com este procedimento, mas se isso fosse aplicado cá na Tugulândia, talvez não existissem tantos ladrões...

    ResponderEliminar
  6. O jovem perdeu a honra, etc.
    Não li nada disso. Revistaram-lhe a casa, mantiveram-no isolado e, possivelmente, surraram-no. Quem praticou esse "interrogatório" foi suspenso. Diz a Apple:
    "We are saddened by the tragic loss of this young employee and we are awaiting results of the investigations into his death," Apple spokeswoman Kristin Huguet said. "We require our suppliers to treat all workers with dignity and respect."

    ResponderEliminar
  7. Ao Anónimo das 21:29: não leu que o jovem perdeu a honra mas quem conhece os usos e costumes chineses sabe como as coisas acontecem naquele país.

    ResponderEliminar
  8. Atenção que estamos a falar da china não do japão são culturas muito diferentes. Aqui o sr suicidou-se mesmo por excesso de pressão dos superiores. Para dar mais alguns pormenores, este funcionário chegou a ser espancado por causa episódio.

    (Carlos pelo menos no meu firefox no ubuntu, as setas, end e home do teclado não funcionam nas caixas de texto só acontece no teu site)

    ResponderEliminar
  9. @Apokalypsus

    Não me expliquei bem. Quando escrevi que não vi nada escrito sobre suicídio por perda da honra, etc, não me referia a este caso em concreto. Na verdade googlei por "suicide in china" e li coisas como esta (vai sem tradução):

    With 21 percent of the world’s population, China has between 30 and 40 percent of the world’s suicides. Suicide is the leading cause of death for young people in China between 15-34 years of age. Three quarters of the suicides are in rural China where the suicide rates are three times the urban rates. A disproportionate number of suicides are young women.

    São de facto números assustadores. Acho que precisam lá de (muitos) Daniel Sampaio ... que lhes diria, parafraseando alguém do Porto: "Tens uma sorte do ca**lho por estar vivo. Se em vez do espermazóide que te deu origem tivesse sido outro, não estavas aqui".

    ResponderEliminar
  10. @Nuno

    Não sei o que se passa... deve ser falta de férias.
    Numas máquinas funciona bem, noutras o Firefox tem esse bug... não sei de que seja.

    Qualquer dia ponho isto tudo apenas em "text-mode" e fica resolvido de uma vez por todas! :)

    ResponderEliminar
  11. No Opera deu bem. E agora já ficou bom no FF :S

    Pode ser que lhe tenha passado.

    ResponderEliminar
  12. @Nuno

    É para não dizerem que visitar o blog é um acontecimento sem emoção.

    Quando cá vêm é sempre uma incógnita: irá deixar-me escrever um comentário? Será que o cursor funciona? E o rato?
    Ou - a melhor de todas - será que me vai crashar o browser?*


    * Opção exclusiva no Internet Explorer.
    :)

    ResponderEliminar
  13. Ou então tudo não passa de uma notícia bizarra e estranha para anunciar um 4G...

    ResponderEliminar