2009/10/21

Barnes & Noble Nook eBook Reader

Hoje é o dia dos eBook Readers, depois do Alex Reader da Spring Design é vez do Nook eBook Reader da Barnes & Noble - outro potencial Kindle-killer.



Esteticamente parece-me muito bem conseguido - mas... agora tudo vai depender dos preços e das funcionalidades que permitirem aos utilizadores. (Se for para apagar os livros remotamente, ou ter que os pagar sempre que os quisermos transferir para o dispositivo, como acontece(u) no Kindle... não terão grande sucesso.)
Nesse campo, este Nook parece bem encaminhado, permitindo emprestar livros a amigos durante duas semanas, e a leitura gratuita de livros quando se está numa loja Barnes&Noble (à semelhança do que acontece com os livros físicos.)

[Update: afinal a função de emprestar livros é bastante limitada e torna-se praticamente inútil. Para começar as editoras têm que permitir essa funcionalidade; depois, só o podem emprestar *uma única vez*(!) e nunca mais; e - o mais inacreditável - enquanto o tiverem "emprestado", não o podem ler no vosso leitor! Oh meus amigos... um livro digital tem que aumentar a funcionalidade de um livro físico, e não limitar artificialmente para que siga a "tradição"!]



Que vos parece: este Nook ou o Alex Reader? :)

3 comentários:

  1. Parece um belissimo aparelho. Existe DRM de certeza dado que eles querem possibilitar o empresatimo de livros limitado a 14 dias.
    Desde que nao se aplique o DRM a ficheiros que nao o tenham antes de entrar no aparelho, por mim tudo bem.
    Nao queria ser o chato de servico a dizer "pois, mas ainda falta X para eu comprar"... mas terei que ser. Acho que um aparelho para ouvir musica, um para ler livros, um para fazer de computador... e aparelho a mais. Alguem vira a fabricar netbooks tamanho A5 com ecran e-ink? Talvez um ecran tipo iPod touch de um lado e um ecran e-ink do outro?

    ResponderEliminar
  2. Para esse objectivo parece-me mais "aberto" a proposta da Spring Design, com um Android "puro" no 2º ecrã.

    De resto... é mais que certo que por muita convergência que haja (um smartphone hoje em dia já se pode dizer que substitui um "portátil" para muitas tarefas, para além de servir também de navegador GPS, máquinas fotográfica, etc. etc.) haverá sempre necessidades diferentes que por enquanto não se podem "integrar".
    (Talvez quando tivermos displays enroláveis, que permitam que um dispositivo pequeno possa dar origem a um ecrã grande :)

    A nível de interfaces, única incógnita que permanece é se o tão aguardado "Tablet" da Apple irá revolucionar tudo isto - à semelhança do que o iPhone fez com os smartphones. Se eles conseguirem um bom interface -e terão que o fazer para se destacarem dos demais produtos da concorrência- então indicarão o caminho a seguir que os outros poderão imitar (e melhorar).

    ResponderEliminar
  3. ja viste este:
    http://androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=9&id=6226#6226

    ResponderEliminar