2009/10/20

Noticias do Dia

Os novos leitores digitais de livros que vão fazer a vida difícil ao Kindle, a nova Canon 1D que irá colocar fotógrafos a contar os euros, um pequeno aparelho USB ideal para chatear quem vos chateia, e mais algumas notícias....

Adeus Kindle?


O segmento dos eBook readers (leitores de livros digitais) está ao rubro - e se até aqui o Kindle parecia dominar o mercado; tendo até sido recentemente lançado a nível internacional - daqui para a frente as coisas irão certamente ser diferentes.

É que a Spring Design anunciou finalmente o seu leitor eReader Android, com duplo ecrã: um com "papel digital" monocromático, e outro colorido que também serve de touchscreen.

Este poderá ser o leitor que a Barnes & Noble irá colocar à venda já na próxima quinta-feira (dia de lançamento do Windows 7)... vamos lá ver.
[actualização: afinal são leitores diferentes - o da Alex Reader da Spring Design, e o da Barnes & Noble]

E os interessantes displays multi-modo da Pixel Qi, que aliam as vantagens dos LCDs à facilidade de leitura no exterior dos displays de tinta-electrónica (eInk) deverão chegar ao mercado já no próximo mês.


Canon 1D Mark IV


Os fãs de fotografia têm motivos para começar a poupar. A nova Canon 1D Mark IV parece ser o novo "brinquedo" que todos desejariam ter. Mais que os 16 Megapixeis, o que a distingue das outras é o seu desempenho em situações de baixa luminosidade, com um ISO que pode chegar aos 102.400(!) para além de todas as restantes funcionalidades tecnológicas que se podem esperar de uma máquina de $5000 USD.

No entanto, não posso deixar de achar curioso que - cada vez mais - estas máquinas fotográficas se tornem altamente apetecíveis pelo facto de... gravarem vídeo!

No caso desta 1D, é capaz de gravar vídeo FullHD 1080p e destronando a - já de si fabulosa - 5D Mark II.
(nota: afinal parece que a 5D Mark II também vai ter vídeo 1080p com um update do firmware.)




Fotografias de toda a tua vida


Se o teu interesse na fotografia é outro, então que tal guardar um registo de tudo o que fizeste... durante toda a vossa vida?
É essa a proposta que foi desenvolvida pelo departamento de pesquisa da Microsoft, e que agora está prestes a chegar ao mercado.
Trata-se de uma pequena câmara que vai tirando fotografias a cada 30 segundos, ou quando há alterações de luminosidade (entrarem/sairem de algum sítio), ou quando alguém está à vossa frente (sensor de infra-vermelhos.)
A câmara tem uma autonomia para 10 dias, e a sua memória de 1GB permite guardar até 30,000 fotos.

Inicialmente a câmara foi desenvolvida para ajudar a localizar pessoas com alzheimer, mas neste mundo em que cada vez mais pessoas transmitem a sua vida em tempo real para a internet, as hipóteses são... imensas.

Depois dos chips de matrícula, já começo a imaginar o dia em que sejamos todos obrigados a andar com coisas destas desde que nascemos. :P


Chateador USB

Se têm algum conhecido que mereça uma partida, então este pequeno dispositivo USB poderá ser aquilo que procuram.


Basta definirem o intervalo de tempo e as funcionalidades desejadas e rapidamente conseguirão levar um colega à loucura.
Este USB PC-Prankster pode ligar e desligar a tecla de CAPS LOCK aleatóriamente, escrever texto "à sorte", e até fazer o ponteiro do rato mexer-se sozinho.
Garantidamente... a usar naquelas pessoas que merecem! ;)


Bluetooth mais poupado

Enquanto o Wi-Fi se prepara para invadir o território do Bluetooth, parece que este não está disposto a sair de campo sem luta.
A Texas Instrument apresentou um novo chip Bluetooth muito mais eficiente, que permite que o mesmo possa ser usado por mais de um ano com uma vulgar pilha de relógio.
Será que os dias do Bluetooth ser considerado um "devorador" de energia chegaram ao fim? Saberemos em breve, quandos os primeiros equipamentos com este novo chip chegarem ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)