2009/12/07

Codebits 2009


Como já vos tinha dito, este ano tive oportunidade de participar no Sapo Codebits. Três dias quase exclusivamente dedicados à programação onde se pode assistir a inúmeras apresentações sobre os mais diversos temas: de Base de Dados a controlo de versões, de criptografia a desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, e muito mais.

Mas não só!

A electrónica e a robótica também estiveram presentes, com aparelhos impressionantes como a CupCake, uma impressora 3D que faz antever as revoluções que se seguirão: quando pudermos simplesmente imprimir muitas das coisas que necessitamos, no conforto da nossa casa; e até uma excelente e concorridíssima demonstração de "lockpicking" que demonstrou de forma "assustadora" como as nossas fechaduras podem muitas vezes ser abertas em poucos segundos... por quem sabe!

E por último, o concurso de programação que durante 24h mantém os participantes ocupados a "pão e água" (que neste evento se pode traduzir por: "pizza e redbull") e que este ano resultou em mais de 60 projectos que foram depois apresentados (em apenas 90 segundos) e submetidos à votação dos restantes participantes.

E os 11 projectos vencedores deste ano são (por ordem alfabética) :
  • cyclops
  • Cython protobuf generator
  • Math4Kids
  • Playsketch
  • Supond - Apple Time Machine-like Interface for Your Lifestream
  • TV Movies
  • Time-based OTPs
  • Truz-Truz
  • Verbatim Quiz!
  • widgetize

Para o ano há mais, e já está assegurada a edição Codebits 2010 - que, espero eu, poder assistir novamente... e até, quem sabe, participar com algum projecto. :)

[update]
E não podia deixar de falar do projecto do meu colega de mesa, o Pedro, que se divertiu a criar um mosaico com todos os avatars dos participantes no Codebits.
[Cliquem na imagem para verem a versão real e interactiva]

Quem me descobrir ali no meio, ganha um prémio... ou não! :)

[update2]
E para aqueles que pensam que neste tipo de eventos é só gente "geek"... deixo-vos uma foto das Pond Girls, tirada pelo meu colega Nuno Dantas. :)

4 comentários:

  1. Já tinha conhecimento do SAPO Codebits anteriormente mas nunca tinha seguido a fundo o evento, mas este ano não falhei e todos esses projectos que sairam dessas 24h de hard-coding só me fizeram querer participar/criar um (também sou programador).

    Para o ano, se deus quiser, lá estarei! :)

    ResponderEliminar
  2. found you
    http://dl.dropbox.com/u/1542599/ptnik.png

    ResponderEliminar
  3. Sérgio Santiago9/12/09 10:07

    Já te encontrei!
    4ª linha, 5ª coluna, no olho do sapo!

    Para prémio, pode ser apenas um obrigado!

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, estou no olho do sapo! :)
    (E devo estar "repetido" em mais qualquer lado... mas não tive paciência para procurar mais! :)

    OBRIGADO! :)

    ResponderEliminar