2010/02/10

Google Buzz

O buzz do dia é... o Google Buzz.

Há muito que o Google tenta a sua sorte nos serviços sociais, mas a verdade é que até agora, a sua aquisição de vários outros serviços que já existiam, como o Orkut, não tem permitido uma experiência global que cativasse a maioria dos utilizadores a nível mundial.

Até o recente Google Wave, depressa se viu relegado para "mais um" serviço que cada vez mais fica esquecido - a não ser para alguns grupos, ou para alguns casos específicos.

Nesse aspecto, este Google Buzz começa com uma grande vantagem: vai estar dentro do vosso Gmail. Logo, muito mais acessível de forma simples e imediata, e conta ainda com uma grande componente "mobile", com geo-localização e todos os serviços "da moda."

Mas, que é afinal este Google Buzz? Basicamente, é mais uma tentativa de o Google não se deixar ficar para trás face ao Twitter, Facebook, e demais redes sociais que possibilitam a partilha e comunicação instantânea entre grupos de pessoas.
Os utilizadores do Google Reader certamente encontrarão bastantes semelhanças com este novo serviço - e considerando a sua facilidade de utilização (para aquelas pessoas que já se habituaram a ter a página do Gmail sempre aberta numa tab do browser) será de esperar maior sucesso do que o do Wave.

Vejam os seguintes vídeos para ficarem com uma melhor ideia deste Google Buzz:




2 comentários:

  1. Pode ser que seja desta que a Google consiga integrar no mundo da Social Web. Bem que tem tentado, mas nao tem tido muita sorte...

    ResponderEliminar
  2. Isto era o que eu e todos os meus colegas procuravamos no Wave e não conseguimos "encontrar". Acho que o maior defeito do Wave era mesmo estar "longe" do Reader e do Gmail. Ao que parece este Buzz traz os dois por isso vejo um futuro muito mais promissor que o Wave ;)

    a ver vamos =P

    ResponderEliminar