2010/03/15

Apple iPad


As pré-encomendas

As pré-reservas do iPad abriram na passada sexta-feira, e estima-se que tenham sido vendidos 120 mil iPads no primeiro dia (50 mil nas primeiras duas horas.)

Considerando que muitos poucos - ou nenhum - destes compradores terá sequer alguma vez tocado ou visto um iPad ao vivo, não me parece um mau indicador.

A grande maioria dos compradores terá optado pelo modelo só com WiFi, que é mais barato e será disponibilizado mais rapidamente que o modelo com 3G.



iPad com botões a mudar de função?

Não menos interessante, a prova de que o iPad está ainda em pleno desenvolvimento (e que poderá dar novo alento à espença de poder vir a incluir uma câmara ainda não-anunciada) - o botão que tinha sido inicialmente descrito como sendo de "mute" passou agora a ser um botão de bloqueio da rotação do ecrã.


Quanto aos iBooks...

A Apple actualizou a sua página dedicada à leitura de livros electrónicos no iPad, dando a conhecer mais alguns pormenores.
Os livros podem ser lidos na vertical ou na horizontal, passando automaticamente do modo "uma página" para o modo "duas páginas", e será possível sincronizar e ler livros no formato aberto ePub. A funcionalidade de leitura dos livros via text-to-speech estará também disponível (restando esperar para ver se a anterior polémica que assolou o Kindle da Amazon, não voltará agora para atormentar o iPad.)


A bateria do iPad

E chegamos a - talvez - um dos pontos que mais surpresa causou. À semelhança do iPhone, a bateria do iPad não é substituível pelo utilizador... mas ao contrário do que acontece com o iPhone - onde o aparelho é enviado para a Apple e depois devolvido com uma nova bateria - com o iPad a Apple pretende utilizar outros sistema: vocês enviam o vosso iPad e recebem outro completamente diferente!

... não sei até que ponto esta medida será bem recebida pelos utilizadores que se afeiçoam aos seus gadgets e que assim se arriscam a receber um qualquer outro iPad reciclado/refurbished de qualquer outro utilizador...
(Embora me pareça lógico que rapidamente apareçam no mercado kits de troca de bateria para o iPad - tal como existem para o iPhone - para todos aqueles que não se importarem de abrir as tripas aos seus aparelhos dispensando a viagem à casa mãe.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)