2010/04/08

iPhone OS 4.0 [Actualizado]

A apresentação da nova versão do iPhone OS 4.0 esteve cheia de surpresas, e confirma-se que Steve Jobs lê regularmente o Aberto até de Madrugada, já que a maioria das minhas críticas parece ter sido ouvida - e melhor que isso: resolvidas! :)

Vou então resumidamente falar-vos das novidades:

Para começar, muitas mais possibilidades para novas e mais úteis Apps. São mais de 1500 novas APIs que abrem as portas a milhares de novos serviços que até aqui estavam negados aos developers.


Teclados bluetooth, focagem por toque no vídeo, acesso aos SMS/Calendários/Fotos/Vídeo, wake-up por WiFi, e muitas muitas outras coisas que serão exploradas em detalhe nos próximos tempos.


Mas, nesta apresentação foram focados apenas 7 novidades, onde a primeira foi uma das mais esperadas:

Multitasking


Tal como o copy-paste, demorou mas chegou - e não deixaram de mandar as bocas dizendo que é fácil fazer o multitasking à custa da autonomia ou do desempenho: mas que a Apple demorou mais tempo para o fazer "bem feito".

Como é que isto é conseguido? Basicamente o iPhone passará a contar com 7 tipos de multitasking conforme as necessidades das Apps.

  1. Streaming de áudio em background - para apps de música e rádio tipo Pandora
  2. VoIP - ter o Skype sempre activo... finalmente!
  3. Serviços de geolocalização - para que uma App de navegação GPS continue a funcionar e a dar indicações. (Passa também a haver a possibilidade de usar apenas o A-GPS aproximado pelas células GSM para Apps que não precisem da precisão total do GPS, poupando a bateria.)
    Este serviço passa a poder ser controlado no sistema, e indica sempre que alguma App o estiver a fazer, para que não haja problemas de se estar a ser "monitorizado" sem se saber - e mostra as Apps que acederam ao serviço nas últimas 24h.
  4. Notificações PUSH
  5. Notificações Locais - permitem que uma App envie uma notificação para outra App locamente, sem necessidade de um servidor externo
  6. Task Completion - permite que uma App continue a funcionar até que termine a operação; como por exemplo fazer o upload de um foto.
  7. Mudança Rápida entre Apps - Ao contrário do que acontece agora, as Apps poderão ser "congeladas" e guardar o seu estado actual, para que permitam um regresso instantâneo ao ponto em que se estava.

O Multitasking só estará disponível para o iPhone 3GS... os modelos anteriores não tem recursos de hardware suficientes para implementar isto (pouca memória principalmente.)


Pastas para Apps

É mesmo verdade... Steve Jobs fez-me a vontade e implementou pastas para organizar as Apps de forma simples e eficaz. Basta arrastar uma App para cima de outra e automaticamente é criada uma pasta. Das 180 Apps visíveis no iPhone passamos agora a poder ter 2160 Apps "à mão"!

Email melhorado
Tal como já era esperado: uma inbox unificada, múltiplas contas exchange, possibilidade de abrir attachments com Apps de terceiros, etc.

iBooks no iPhone
Pode não dar tanto jeito para ler como um iPad, mas... assim podem ler os livros - sincronizados entre o iPhone o iPad. :)

Ferramentas Empresariais
A Apple pisco o olho ao mercado empresarial, com inúmeras funcionalidades de gestão e manutenção de parques de iPhones, distribuição de Apps, segurança acrescida, etc.

Rede Social para Jogos
O mercado de jogos nos iPhones é cada vez maior (por muito que a Nintendo finja estar despreocupada) e agora a Apple prepara-se para ameaçar os serviços estilo Xbox Live e PSN, oferecendo serviços para encontrar os jogadores mais adequados para jogarem convosco, partilhar informações, tabelas classificativas, etc.

Plataforma Publicitária iAd

E como não podia deixar de ser, o pontapé que Steve Jobs queria dar no Google desde que este se intrometeu no mercado dos smartphones, e atingindo-os no seu negócio principal: uma plataforma concorrente ao AdSense para os mobile - e conseguindo também dar uma "tacada" no Flash da Adobe.

Este novo serviço de publicidade iAd oferece a possibilidade de criarem anúncios ao melhor estilo "Flash", com vídeos, interactividade (foram demonstrados jogos), e muitas mais coisas... Tudo feito em HTML5!

Se isto por si não seria suficiente para atrair as atenções, nestes Ads não se sai da App em que são apresentados: ao contrário do que acontecia até aqui, onde clicar num anúncio fazia sair imediatamente da App em que se estava - o que por si só evitava que os mesmos fossem clicados na maior parte das vezes.


... talvez por isso não tenham sido apresentadas grandes novidades de serviços que dependessem do Google - nada foi dito sobre actualizações sobre os mapas, ou se a navegação turn-by-turn do Google irá aparece no próximo OS. Veremos como as coisas se desenvolvem ao longo das próximas semanas.


Por enquanto o iPhone OS 4.0 estará disponível como "beta" para os developers, e só chegará às mãos do público no Verão.


Comentem à vontade... e digam-me se o que foi apresentado vos satisfez, ou se acham que falta alguma coisa  importante.

Actualização: vídeo do evento já disponível



[fotos via GDGT]

12 comentários:

  1. Boas adições ao que eu conheço do iPhone :)

    Quer isto dizer que não haverá nenhuma versão nova (hardware) do iPhone, apenas só o software é actualizado.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um valente upgrade a chegar ao iPhone OS. Esta versão 4 vai ser o ponto de mudança na opinião que muitos tem do iPhone. E só apresentaram 7 novas capacidades/características ... vão chegar muitas mais na altura que sair.

    @ Nasp : A Apple somente veio apresentar o sistema operativo do iPhone e não o produto. Vamos aguardar mais uns tempos que ainda não é a altura de novidades... Mas acredito que sim (em Julho...)

    ResponderEliminar
  3. "Pastas para Apps"
    Esta parte-me todo :p Não o facto de queres isto mas o facto de isto não vir de origem e o steve jobs fazer disto slides da apresentação.

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos8/4/10 22:59

    Li por aí:
    Jobs explicou que implementar o multitasking é fácil se a duração da bateria e a performance das aplicações não for uma preocupação, e que a Apple usou o seu tempo para desenvolver um sistema que evita essas armadilhas. "Não fomos os primeiros a chegar a esta festa, mas vamos ser os melhores", disse Jobs.

    A sério que estou curioso quanto à questão.

    Os outros aspectos também são muito interessantes. Bem observada a questão das 1500 novas APIs. Com o "barulho das luzes" não tinha dado por isso.

    Agora, quanto a novo hardware ... se o pessoal começar a dizer que para tirar proveito do novo SO e das novas app, é preciso um novo processador, mais memória, mais resolução de ecrã ... a Apple fará o favor de lançar um novo modelo de iPhone. Mas aqui é que está a graça da coisa - sem atirar o modelo anterior, 3GS, para o lixo (já o 3G parece-me condenado).

    ResponderEliminar
  5. Não estou a ver como poderão fazer assim tão melhor, a autonomia do iPhone pré-multitasking era já bastante reduzida, ao nível ou pior do que os smatphones android ou windows mobile, já sequer sem referir symbian, todos com multitasking implementado faz já muito tempo.. Se vai adicionar ciclos ao processador e tempo de uso efectivo, apenas imagino que caso tenham feito um óptimo trabalho consigam manter a autonomia ligeiramente mais curto, o que já seria algo de muito bom, mas longe de revolucionário..

    Peço desde já desculpa se demonstro algum desdém pela Apple, mas sinceramente nunca me cativaram com o slogan "It just works..", parece-me uma abordagem demasiado simplista para o mercado europeu, consideravelmente mais selectivo na compra de gagdets e/ou mais informado.

    Carlos, eu sei que és um aficionado da Apple, mas ainda tenho esperança que te convertas ao Android qualquer dia..

    ResponderEliminar
  6. Axxantis8/4/10 23:47

    Quando surgem novidades da Apple há sempre alguém que as subestima, a começar pelo Sr. Ballmer na altura do Iphone de 1ª geração e a acabar nos "techies" por esse mundo fora, que geralmente estão tão focalizados nos aspectos técnicos das coisas, que esquecem aquilo que o consumidor realmente quer e precisa.
    A Apple tem cometido a heresia de criar produtos de alta tecnologia para o utilizador comum, e isso é algo que os geeks dificilmente aceitam. Mas faz todo o sentido, até porque o utilizador comum representa hoje em dia cada vez mais a esmagadora maioria do mercado (seguramente mais de 70%). É por não perceberem esta constatação simples que, a cada novidade que a Apple apresenta, voltam sempre a caír na mesma esparrela, desvalorizando as inovações e prevendo -erradamente- fail atrás de fail.

    ResponderEliminar
  7. @ Axxxantis: espantoso comentário. Totalmente de acordo e nunca vi desse ponto de vista mas acertou plenamente numa bela parte do que representa o produto Apple. E para os atentos, até foi de luva branca...

    ResponderEliminar
  8. E sobre a continuidade do Google maps foi falada alguma coisa? Ou isso será só questão para o novo iphone?

    ResponderEliminar
  9. @Nasp

    Como o ArmPaulo disse, isto em nada invalida o novo iPhone. Já nos anos anteriores temos tido o upadate do OS a preceder o novo modelo. Este ano espera-se a mesma coisa, e também com muitas novidades a nível de hardware: mais velocidade, maior resolução, dupla câmara?


    @metRo_

    A questão das pastas, tal como no copy-paste, lá por não ser novidade noutras plataformas, é-o no iPhone.
    É preciso não esquecer que a organização das Apps no iPhone foi inovadora quando foi lançada, e que desde então o panorama mudou bastante: da ideia de se ter uma dúzia de Apps temos agora centenas; e fazia falta algo deste tipo.
    Mas não deixa de ter validade a forma simples como foi implementada: nada de ter que "criar pastas" e depois arrastar Apps lá para dentro... Basta arrastar uma App pra cima da outra. Simples, mas algo que ninguém se tinha ainda lembrado de fazer (se alguém o fez anteriormente, peço desculpa. :)

    @João Martins
    O grande problema do multitasking é que... pode ser mal feito. Basta um programador com boas intenções mas com poucos conhecimentos técnicos (ou bom senso) para "assassinar" por completo o sistema.
    Com esta segmentação em "serviços", a Apple essencialmente está a obrigar que as coisas sejam "bem-feitas", e dessa forma pode manter o controlo sob a parte crítica dos componentes que ficam a funcionar em segundo plano.
    Parece-me uma boa solução, e que reduzirá grandemente o impacto que Apps em background possam ter na bateria e ocupação do CPU.

    E uma ligeira correção: não sou aficionado Apple. Gosto do iPhone, e - não sendo perfeito nem estando isento de falhas, que bem refiro frequentemente - acho que ainda vai sendo o melhor smartphone para o tipo de uso que pretendo. Mas também tenho dito: Android torna-se cada vez mais atractivo e está no bom caminho para poder superar a atractividade do iPhone em breve (já o fazendo em certos aspectos.)


    @plaureano

    Vou ler mais um pouco sobre isso, ontem vi apenas o pessoal do Phonegap a dizer que isso não os iria afectar... Mas veremos...
    Se a Apple já anteriormente tinha torcido o nariz a certos "frameworks", agora vai ser ainda pior. :/
    ... É da maneira que empurram o pessoal cada vez mais para as WebApps. ;)


    @Mário
    Dos mapas, nada de novo. Espero bem que haja actualizações nesse capítulo... mas depois do anúncio o iAds, parece-me que as relações Apple-Google irão ficar ainda mais distantes e tremidas.
    É uma questão complicada... e servirá apenas para tornar o Android mais atractivo para quem der prioridade aos serviços Google.

    ResponderEliminar
  10. Para a questão dos frameworks agora proibidos, aqui está um link interessante o assunto

    ResponderEliminar
  11. Muito bom artigo esse da "justificação".
    E temos que ver que ponto estamos. Se iPhone users, developers, etc.
    Os accionistas da Apple é que ditam as "regras". Para o bem e para o mal.
    E eles "apoiam" as decisões, pois o SJ continua como CEO.

    ResponderEliminar