Ansiosos por verem o Avatar em 3D em vossas casas? Com estes novos Mitsubishi a coisa começa a ficar mais apetecível.
Se vos falar num ecrã de 82", certamente irão pensar que estou louco... essas coisas custam fortunas imensas. Mas estes novos DLP da Mitsubishi tornam-se apetecíveis por custarem apenas um "razoável" fortuna que não me parece nada exagerada tendo em conta as suas gigantescas dimensões que me fazem imaginar como isto ficaria bem na minha sala.
É que... este Mitsubishi DLP WD-82738 de 82" (com capacidade 3D como está na moda) pode ser vosso por apenas... $3800! É isso mesmo, seria menos de 2900€ se não fosse o estranho "câmbio" que nos faz pagar quase ela-por-ela em relação aos produtos em dólares.
Mas se o tamanho (ou o preço) vos parece exagerado, que tal se vos disser que o modelo mais "pequeno" de 60" começa nos $1200?
E têm ainda os tamanhos de 65 e 73" à disposição para os mais moderados...
Não sou um grande fã dos DLPs (as primeiras impressões com modelos com "rainbow effect" deixaram-me para sempre desconfiado ) e estes não são ainda os DLP a Laser prometidos pela Mitsubishi, mas com estes preços... deixam-me certamente com vontade de os querer espreitar ao vivo!
... e se acham que estou a brincar ao considerar um ecrã de 82"... não estou; estou a falar bem a sério.
(E perguntem a um amigo meu, a quem praticamente tive que obrigar a comprar um LCD de 42", que ele dizia ser gigantesco e que "preferia" um de 37"... e que agora me diz que afinal eu tinha razão, e que se soubesse tinha optado antes por um de 50"... É o fenómeno dos LCD-minguantes no seu melhor! :)
Quanto maior melhor....
ResponderEliminarTou a pensar em comprar brevemente um LED TV ai de 46p, mas também já ouvi falar que alguns modelos LCD IPS têm uma qualidade de imagem equiparavél aos LED TV, o que assim com um dinheiro de um LED TV de 46p compro um maior LCD IPS. Que achas ?
TV em 3D não acredito muito que o futuro tenha essa caminho....
O 3D também não é factor de decisão para mim: as dimensões sim, e a tecnologia utilizada também.
ResponderEliminarQuanto aos LCD IPS, estamos a falar da própria tecnologia do LCD; quando se fala de LEDs estamos a falar unicamente da tecnologia de iluminação por trás do LCD (seja ele IPS ou não.)
Por norma, os LCD LED deverão trazer painéis de melhor qualidade; mas não estou informado quais as marcas/modelos que estejam actualmente a utilizar painéis IPS. Para ser sincero pensava que quase ninguém os estivesse a utilizar (face ao seu custo elevado, que nos monitores já é significativo mas que em "televisores" de maiores dimensoes seria ainda mais!)
De resto é sempre a mesma coisa: ver com os próprios olhos e comparar. :)
Como já disse por várias vezes, para mim o factor "espessura" não me afecta particularmente para o televisor da sala, onde tenho que ter a "tralha" toda... (se fosse para o pendurar na parede, aí seria outro caso.)
O factor dimensão é para mim o mais importante, pelo que preferiria comprar um televisor maior, mesmo que com inferior qualidade (relativa) do que um mais pequeno.
Quanto aos LEDs, só acho que justifiquem verdadeiramente nos modelos com local dimming, que são ainda poucos e caros - mas... é apenas uma opinião pessoal, e há modelos LED que já começam a ter preços competitivos face aos LCD CCFL.
Sim, para mim o tamanho é o factor mais importante embora a qualidade dos LEDs que tenho visto a "olho" é bastante superior a qualquer LCD que vi... isto nos meus olhos.
ResponderEliminarA espessura ou peso não têm qualquer significado na decisão, nem até o consumo, tamanho e preço são os factores que vão decidir a minha escolha.
Os LCD IPS recentemente ouvi falar muito bem deles em varios foruns, o que me leva agora a duvidar e a perguntar a mim mesmo se realmente eu já vi algum ao vivo, porque como disse visualmente os LED são muito melhores para mim.
Vou ter que estar atento...
O meu monitor é um LCD IPS, e a diferença a nível de fidelidade de cor, não tem nada a ver com os LCD "tradicionais"...
ResponderEliminarAliás, aqui neste monitor LG de 24" tenho que andar a subir e baixar a cabeça para conseguir ver as diferenças nos niveis de tons parecidos (parece tudo igual) e no de casa as diferenças *saltam à vista*. (E são os dois LG!)
O angulo de visão dos IPS é também superior (é um dos testes simples e fáceis de fazer para ver se um LCD é IPS ou não... se as cores se alterarem quando olhas de lado/cima/baixo... então não é um IPS.
pfffuf, qualquer coisa abaixo das 42" e de bixona! ;oP
ResponderEliminar37" nao e de homem!
Eu estou a encarar isto do 3d como um incentivo pra aumentar as aquisições de led, que no caso da samsung em 2009 foi de 30k unidades (1 delas minha).
ResponderEliminarJá temos a 46C7000 na supersonido a 2000€ o que indica que se vai existir o habitual premium de nova tecnologia, talvez também seja sintoma que elas vão baixar ainda mais depressa, pra empurrar stock.
Além disso este ano temos paineis led de 63", bem mais caros claro. Tenho que ver a qualidade desse mitsubishi mas dúvido que seja melhor que um projector, e os dlp com polarização passiva também devem estar a chegar.
Eu gostei muito do que vi numa tv de demonstracao da Sony!
ResponderEliminarEstou mortinho que os comecem a haver montes de conteudos e que isto se torne um standard ;o))
para o ano, em princípio..
ResponderEliminarLendo o artigo fico com a ideia de quanto maior melhor!! Pois bem, a coisa não funciona bem assim. Existe um tamanho ideal e ele é baseado na distância do lcd ao ponto de visualização.
ResponderEliminarQuem é que gosta de ir ao cinema e ficar sentado na 1ª fila a 3metros daquele ecrã enorme?
Em média o pessoal senta-se a 2,3metros do lcd por isso 82'' é demasiado para essa distância.
@Mori
ResponderEliminarA coisa não é tão simples como "distância do espectador ao LCD." Dessa forma seria irrelevante teres um LCD de 50" com 640x480 px ou um de 1920x1080. ;P
Para além dos factores do campo de visão, acuidade visual, e resolução específica, o que é certo é que mesmo assim continuará a depender também do gosto de cada um.
Se alguma vez tiveres ido a um IMAX compreenderás que ter o máximo do campo de visão prenchido com imagem é uma experiência... bem diferente de ir ao cinema e vir para a última fila (ou até ficar na 1ª fila. :)
Claro que não aconselho ninguém a ficar colado ao ecrã, e claro que depende do espaço que cada um tem nas suas casas. No meu caso pessoal, tenho espaço reservado para "crescer" até às 100" sem qualquer problema... Estando por agora o espaço preenchido com um ecrã de 50" (e apenas 720p) que me tem servido bastante bem.
E fazendo as devidas comparações com amigos que têm projectores FullHD em telas de 100"... olha que podes muito bem ficar sentado a 2.5-3m sem qualquer problema. :)