2010/04/19

Novo iPhone 4G descoberto?

Eu bem tento não vos trazer rumores, mas este tem tudo para merecer credibilidade.

Parece que finalmente temos iPhone 4G!


O site Gizmodo diz ter conseguido colocar as mãos neste protótipo, um modelo alegadamente perdido por um funcionário da Apple; uma história estranhamente conveniente - mas todos sabemos que a realidade é mais estranha que a ficção (para além disso, poderá ser uma mera táctica da Apple para causar ainda maior buzz em redor do novo iPhone.)

O que é certo é que, uma vez aberto, este novo iPhone "monolítico" tem hardware completamente novo, com a marca da Apple, câmara frontal, flash, ecrã de maior resolução, microSIM - enfim, as coisas que se esperavam.


O modelo trazia também o OS 4.0 (antes deste ser mostrado ao público) o que parece validar a sua autenticidade, mas foi posteriormente "bloqueado" remotamente, mostrando agora apenas o pedido para ser activado no iTunes.

Pessoalmente, pensei que a Apple fosse manter o design actual, mas é certo que - quando visto lado a lado - o 3G/3GS mostra já a sua idade; sendo este "iPhone 4G" bem mais moderno e apelativo.

Que vos parece? Verdade, mentira, bonito, feio?

Update: a novela já tem mais desenvolvimentos.

43 comentários:

  1. Ainda não creio que seja "este".

    ResponderEliminar
  2. Tudo aponta para que realmente as fotos sejam verdadeiras. E o mais curioso é que estas fotos já haviam aparecido a público no inicio do ano, o que levou a que se pensasse que esta noticia fosse falsa. Mas a confirmação do hardware após a abertura do telefone, parece apontar para que a noticia é autêntica.

    ResponderEliminar
  3. Sim, pode ser apenas um modelo para "despistar"... veremos. :)

    ResponderEliminar
  4. Quanto à pergunta... Gosto... É radicalmente diferente, sendo contudo igual o suficiente para manter o estilo iphone!

    ResponderEliminar
  5. o ecran continua a ser um 3.5".

    vai ficar atras das outras propostas do mercado

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Miguel19/4/10 16:21

    Eu queria um com costas em aluminio baço..mas parece que vai ter ceramica...pior para as dedadas!

    ResponderEliminar
  7. Não é feio... mas não tem um "acabamento" Apple.

    ResponderEliminar
  8. José Costa19/4/10 16:25

    Parece estar muito melhor... E o facto da entrada jack estar inserida no suposto alumínio e não no plástico é muito bom. Pode ser que assim acabem os cracks famosos nessa zona.

    O ecrã parece ser na mesma um 3.5" mas pelo que parece a resolução é muito superior.
    O meu 3G tá a ficar velhinho(comprado no 1ºdia) e se for assim como este, nem penso duas vezes em comprar.

    ResponderEliminar
  9. O flash no Nokia é versão final :s

    ResponderEliminar
  10. @metRo_
    E corre *qualquer* site Flash v9 ou v10 sem restrições? :)

    ResponderEliminar
  11. To Mário
    "Mas a confirmação do hardware após a abertura do telefone, parece apontar para que a noticia é autêntica."
    Já viu algum filme disso?

    ResponderEliminar
  12. Pessoal, não se peguem.
    Apenas falei no assunto por o site em questão merecer alguma credibilidade, e estarem a dizer que foram eles próprios que abrir o aparelho.

    Se estão a mentir ou não, é o que se irá descobrir nos próximos tempos.

    Mesmo que seja verdade - nada garante que seja este o modelo definitivo a ser lançado em Junho/Julho. Portanto... cada um que interprete como quiser, e leve a sério ou não.

    Todos têm direito à sua opinião, e todos são livres de a expressar aqui (desde que não se ponham a ofender uns aos outros - aí pára o baile! :)

    ResponderEliminar
  13. Mas onde está a "pega"?

    (a não ser que tenha sido apagada e não tenha dado por ela). :\

    :)

    ResponderEliminar
  14. Fui eu que interpretei mal então, sorry. :)

    ResponderEliminar
  15. Onde é que fica a ergonomia dos modelos anteriores?

    ResponderEliminar
  16. @Fernando

    Desde que seja menos "escorregadio" já me serve... :)

    ResponderEliminar
  17. faz-me lembrar um sonyericsson

    ResponderEliminar
  18. Nunca fui grande adepto de toda a plataforma iPhone + iTunes nem do design do iPhone.. No entanto, gosto bastante mais deste novo design, apesar de crer que pode também ser uma versão KIRF chinesa, o que seria curioso visto que já vi muitos indefectíveis fans de Apple dizer muito boas coisas sobre este design..

    Seria , pelo menos, um pouco engraçado..

    P.S.1: Carlos, uma pequena sugestão, e que tal o link da fonte do artigo no fim do post, para os mais curiosos poderem aprofundar ainda um pouco mais? Eu bem sei que normalmente a fonte vem linkada ao longo do artigo, mas é apenas para poder ler e, se quiser saber mais, ter ali à mão a opção de seguir para a fonte, onde há normalmente mais imagens e coisas desse género..

    P.S.2: Não percebi muito bem o assunto tratado aqui nos comentários acerca de symbian e flash, mas sendo eu um utilizador de symbian s60 v5 diário, posso tentar esclarecer que o SO corre flash lite 3.1 neste momento, actualizado em Agosto do ano passado..

    O flash lite 3.1 é capaz de correr conteúdo de flash 9, desde que esse conteúdo não use ActionScript 3.0, o que por vezes se nota, mas (in)felizmente pouquíssimos anúncios na internet usam ActionScript 3.0, pelo que temos de levar com eles quase todos..

    Se dúvidas persistirem, RTFM:
    http://www.adobe.com/products/flashlite/faq/

    E pronto, alonguei-me indevidamente no que deveria ter sido um comment rapidinho..

    ResponderEliminar
  19. Dos_Passos19/4/10 19:51

    P'ra falar o que é veradade o iPhone original, escoreegadio, punha-me nervoso. Estava sempre com medo que fosse parar ao chão.

    De maneiras que o "encapsulei" num protector e já lido com ele muito melhor. Por issso, num 3G/3GS/4G não me preocupa muito a "caixa".

    Quanto à entrada dos jacks, posso confirmar que num iPod Touch a miudagem mantém o jack na entrada (limita-se a enrolar o fio) e começa a fazer mau contacto. Uma entrada para jack mais sólida vinha a calhar. Uma entrada micro-USB standard e uma para cartão de memória também.

    ResponderEliminar
  20. @marco
    Sim, e até alguns Nokias.

    @joão
    Sugestão recebida (dos links originais) - foi coisa que já fiz no início, mas que depois com o pouco tempo (e com as origem de várias fontes num único artigo) passei a deixar unicamente linkadas no corpo. Vou tentar deixar isso mais claro. :)

    Quanto flash era isso mesmo: em Mobile não há actualmente nenhum "Flash completo", e o Flash Lite - como disseste - é mais apto para Ads que propriamente para as aplicações Flash avançadas que ainda vão justificando a utilização do Flash. (E com a Adobe a adiar continuamente os produtos "finais", apenas vai fazendo com que surjam realmente mais dúvidas sobre se o Flash terá futuro nas plataformas mobile.)

    @Dos_Passos
    Pois, parece-me que este formato será mais robusto a nivel das "rachadelas" que se revelaram comuns nalgumas série.
    Quanto ao microUSB e memória, já seria pedir demais (mas concordo ctg, que seria bom sim - especialmente o microUSB! :)

    ResponderEliminar
  21. @kinkas

    O site em questão afirma essa situação de ter aberto o telefone e confirmado ser material apple, e o Gizmodo não é um site qualquer. Para além do mais a noticia já corre mundo como sendo, no mínimo, credível, o que levou o Carlos a colocar a noticia aqui, e a dar-lhe a mesma credibilidade que eu dei. E a afirmação de quem afirma ter o telefone é que o interior possui material apple, confirmada nas fotos colocadas, que, verdadeiras ou não, ali estão:
    http://gizmodo.com/5520164/this-is-apples-next-iphone?skyline=true&s=i

    Se é real ou não, não sei! Mas achas mesmo que ver um filme do interior provava ou acrescentava alguma coisa de veracidade? Sinceramente espanta-me que aches um filme mais credível do que outra afirmação qualquer, seja ela texto ou foto, porque nada te pode dar certezas. Eu não as tenho, apesar de tudo apontar para a veracidade da história, mas convém não esquecer que este tipo de coisas devem ser sempre vistas com a pulga atrás da orelha, motivo pelo qual até o Carlos referiu que não gosta de colocar este tipo de noticias.

    Mas se é filmes que queres, já que os achas mais credíveis do que texto ou fotos (sem ofensa, apenas como brincadeira), então fica com o video do novo iphone 5G ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=Ubb2cbvuonM

    Só digo que espero que este seja mesmo o novo iphone. Gostei bastante do look.

    ResponderEliminar
  22. É preciso não esquecer que há certos pormenores curiosos que levantam suspeição.

    Porque razão não mostraram em vídeo a ligarem o aparelho, nem sequer a mostrarem uma foto do ecrã de activação - ou um close up que permitisse analisar a resolução do ecrã?

    Parece-me uma grande "falha" para quem diz ter um aparelho que funciona (mesmo estando bloqueado.)

    ResponderEliminar
  23. Encontrei na web esta noticia, resta saber o que será verdade...

    http://thenextweb.com/apple/2010/04/19/iphone-stolen-lost/

    ResponderEliminar
  24. Sim, vai dar telenovela nos proximos dias.
    Ja se fala dos valores que o "patrão" da Gizmodo terá dado pelo aparelho; e até há rumores que Steve Jobs já ligou a pedir que lhe devolvam o aparelho roubado.

    Rumores, manobras publicitárias, quem sabe?

    Vamos ver! :)

    ResponderEliminar
  25. Nao me parece que seja o 4G, parece me mais um brinquedo pare desviar atençoes,pois acredito que a apple directa ou indirectamente esta metida nisto.Para breve estao por ai a sair novos modelos de telemoveis e isto serve para despistar as atenções, ja que publicidade gratuita propaga-se mais rapidamente.
    Xeque-mate de Steve Jobs!

    ResponderEliminar
  26. João Sousa20/4/10 00:41

    A minha tentação seria dizer que não estou particularmente convencido. Não nego que o aparelho possa ter material Apple e até ter sido construído pela própria. Mas sendo tão anguloso, mais próximo do Nokia Booklet do que das linhas mais fluidas e orgânicas habituais na Apple, pensei que fosse um modelo para despistar, da mesma maneira que os fabricantes de carros cobrem-nos com fitas e acessórios bizarros na tentativa de ocultar a sua verdadeira forma.

    Depois... depois reparei que os elementos de design são muito parecidos com os do iPad. Aí, deixei-me convencer de que talvez a Apple tenha optado por criar uma identificação na imagem dos dispositivos móveis - e comecei a acreditar na possibilidade de isto ser, realmente, a próxima versão do iPhone.

    Mas se assim for, e o "esquecimento" (quem no seu perfeito juízo esquece um protótipo da Apple num bar?) não tem o beneplácito de Steve Jobs, fico à espera de ler que um funcionário da Apple foi fuzilado.

    ResponderEliminar
  27. Fake:

    http://www.nowhereelse.fr/iphone-4g-iphone-hd-san-jose-clone-fake-31829/

    ResponderEliminar
  28. @anónimo

    Pois.. pode ser um fake... Essa hipótese existe sempre, pois é estranho não haver mais fotos com o telefone ligado e outras situações.
    De qualquer maneira não é pelo link que envias que se prova que o telefone é verdadeiro ou falso.

    1º - É estranho que apareça alguém a dizer que o telefone é chinês e um clone do iPhone. Que possa ser chinês ainda vá que não vá, mas porque raio alguém ia fazer um clone de um telefone que de clone não tem nada?

    Depois há mais questões. Existem clones e clones do iPhone, mas os mais imperfeitos são de uma qualidade execrável quer na construção quer em tudo o resto, não passando nunca por reais após uma observação mais cuidada. Já os mais perfeitos são quase réplicas do iphone, só alterando o OS, o que não é o caso deste que é radicalmente diferente.

    Depois há a questão da imagem do Gizmodo. Eles até podem estar enganados, mas não creio que entrassem nesta de tentar enganar o mundo com uma cópia foleira dos chineses.

    Até porque estão a elaborar a história, como podes ver aqui:

    http://gizmodo.com/5520479/a-letter-apple-wants-its-secret-iphone-back

    E se estão a inventar, isto já vai dar cadeia, porque estão a assinar pelo vice presidente da Apple, que claramente pede o telefone de volta.

    ResponderEliminar
  29. Anda mas é tudo à caça das visitas... Tal como disse. :)

    ResponderEliminar
  30. To Mário Ferreira.
    O site apenas "fala" e nada mostra do seu interior.
    Referem que o abriram e onde estão as imagens?
    Onde se vêem os processadores da Apple?
    Ainda não vi. Por isso referi que "Já viu algum filme disso?"
    Apenas e só isso.
    E é no mínimo "curioso" terem tido o cuidado de incluir uma caneta da MS na filmagem de um (suposto) iPhone.

    ResponderEliminar
  31. @Kinkas

    No site tem imagens do interior do telefone.
    Mas infelizmente são efectivamente poucas, e dai que percebe-se a tua dúvida.

    Seja como for está mais do que provado que se trata do telefone real.

    ResponderEliminar
  32. Provado?
    Como e por quem?
    Do interior apenas apresentam uma fita.

    Nem a funcionar se vê. Nem sequer a ligar.

    Eu vou aguardar sentado.

    ResponderEliminar
  33. João Sousa20/4/10 10:27

    33 comentários! Com este vão ser 34! C'um caraças!

    A propósito do "fake", Orson Wells contou uma história interessante sobre Picasso. Consta que, quando estava com um amigo, o pintor olhou para um quadro e disse algo como "Aquele Picasso é falso". O amigo disse-lhe "Mas, mestre, eu vi-o pintar aquele quadro". Picasso respondeu "Sou tão capaz de pintar um Picasso falso como outro qualquer".

    ResponderEliminar
  34. @João

    Essa das falsificações faz-me lembrar um documentário sobre um falsificador famoso, cujas pinturas até enganavam os próprios artistas originais! :)

    ResponderEliminar
  35. @Kinkas

    Lê o desenvolvimento posto pelo Carlos.

    Porque agora uma das seguintes situações se põem:

    1º - O telefone é falso, e como tal a carta da Apple a pedir a sua devolução é falsa, o que significa o fim da credibilidade do Gizmodo e um processo da Apple que inclui falsificação de documentos e assinaturas.

    2º - Trata-se de uma campanha orquestrada pela Apple em colaboração com o Gizmodo, e nesse caso fica-se sem saber se o telefone é a versão final ou mera promoção.

    3º - O telefone é verdadeiro e a história do Gizmodo é verdadeira, apesar das incongruencias.

    O primeiro caso parece-me muito pouco realista! A reputação de um site demora anos a criar. Não creio que se deite tudo a perder por uma coisa destas, de modo que oriento-me pelos outros dois, o que quer dizer que o telefone é efectivamente verdadeiro, seja ele a versão final ou não.

    Mas se vires outras perspectivas diz, estou aberto à troca de ideias porque este é um produto que me interessa mesmo muito.

    ResponderEliminar
  36. Outro detalhe que pode "ajudar".

    A data da (suposta) carta é de 19 de Abril.
    Como é que chegou no mesmo dia ao destinatário em que foi escrita/enviada?

    ResponderEliminar
  37. foi entregue em mao :D

    never heard of FAXes?

    ResponderEliminar
  38. Uma CARTA enviada da California para New York em mão?

    Aquilo não é um fax.
    Uma carta (mesmo expresso) não faz costa a costa no mesmo dia. Ainda por cima "ao contrário" da rotação da terra. Mesmo que fosse enviada de manha já era de tarde em NY.

    ResponderEliminar
  39. Creio que uma leitura da carta desvenda isso. É que a mesma diz explicitamente:

    sent via e-mail: blan@gizmodo.com

    ResponderEliminar
  40. Ok. Assim é.
    Tem razão.

    ResponderEliminar
  41. Esperava melhor é quase igual ao 3Gs.

    ResponderEliminar