2010/04/19

Noticias do Dia

Para além do anúncio da criação de um "fundo de aquisição" de gadgets, que te dará a possibilidade seres contemplado com um iPad (ou outros gadgets futuramente) há outras notícias em destaque hoje: como um robot que dobra a roupa, e a minha impressão após brevíssimo contacto com um Nexus One.

MacBook 13 sem Core i5?

Depois do anúncio dos novos MacBook, muita gente interrogou-se porque motivo o modelo mais pequeno não oferecia a possibilidade de utilizar os mais modernos CPUs i5 e i7. Pois bem, a razão é fácil de entender quando se olha para as motherboards dos modelos de 13, 15 e 17": simplesmente não cabia!

A motherboard do MacBook de 13" (a de cima) tem um tamano bem mais reduzido que a dos outros modelos. Por outro lado, fala-se que a Intel poderá ter feito uma "oferta irrecusável" para que a Apple despachasse o stock de CPUs mais antigos Core 2 Duo utilizados no MacBook mais pequeno.



Adobe Flash e Air no Android

Enquanto a Adobe anuncia mais uma nova versão beta do seu Flash Player e Adobe Air para o Android, outros optam por relembrar que - para todos os efeitos - não existe ainda uma versão (completa) final e estável do Flash para qualquer plataforma mobile.

A mais recente proposta foi agora novamente adiada, estando apenas prevista para o final do ano (o que faz com que esteja já um ano atrasada relativamente à sua data de lançamento inicial.)


Apple "dá a volta" no caso Pulitzer

Como era previsível, a App Store volta a fazer das suas: a App do vencedor de um Pultizer que tinha sido recusada, vai agora ser reavaliada e -espera-se- aprovada.


Robot a dobrar a Roupa

Não há nada que os robots não façam, e agora começam (finalmente) a aventurar-se nas tarefas domésticas, tal como demostra este robot que dobra a roupa.
E se por enquanto poucos teriam paciência para esperar por ele (o vídeo está acelerado 50x), mesmo assim acho que já o faz mais rapidamente que eu! :)




Nexus One nas mãos
Tive finalmente a possibilidade de pousar as mãos num Google Nexus One (obrigado ao @paulo_pt :) e aqui ficam as minhas primeiras impressões, fruto de um muito breve contacto com o brinquedo.
A construção do Nexus não oferece dúvidas, muito boa qualidade, e um ecrã excelente - de causar inveja a todos os outros.
Estando habituado ao iPhone 3GS, é no entanto esse o meu "termo de comparação" com o qual o poderei comparar: a sensibilidade do touchscreen não me pareceu tão boa (decerto que é uma questão de habituação, mas para quem "saltar" dum iPhone para um Nexus, vai sentir uma ligeira diferença.)
Outro pormenor subtil, mesmo sendo o "mais rápido" dos Android, com processador mais potente que a maioria da concorrência, a movimentação e navegação pelos ecrãs não ocorre de forma tão fluida como num iPhone. Atenção - refiro-me a detalhes subtis, e de coisas que no Nexus One são "rápidas"... mas cujo "feeling" não parece ser tão fluido como no iPhone 3GS (também é preciso não esquecer que o Nexus tem imagens de fundo animadas e interactivas, etc. etc.)

São as minhas impressões meramente subjectivas e baseadas num curto contacto com o aparelho... para uma análise a sério era preciso mais tempo; e para além disso, faltam apenas dois meses para vermos o que a Apple vai mandar cá para fora no novo iPhone...

4 comentários:

  1. O Flash lite para o symbian é um versão (completa)final e estável. Se não faz tudo o que a versão para PC's faz isso é outra coisa.

    ResponderEliminar
  2. Para se perceber o verdadeiro valor de um Android é preciso passar algum tempo com ele, pelo menos uma semana.
    Os efeitos visuais do Nexus One podem não ser tão fuidos como os do iPhone, mas o Nexus tem mais do doubro dos pixels no ecran, e ao fim de algum tempo, o que pode manter um user satizfeito é a rapidez com que se muda entre aplicações sem se engasgar, e todo o funcionamento e interligação do sistema com as aplicações.
    Mas existe um outro factor muito pesado que pode afastar alguns adeptos do Open Source, que é toda a mentalidade e controle que a Apple tem, a começar por não se poder trocar a bateria, e continuando com as fortes limitações impostas no software, continuando com o uso das patentes parvas quando a concorrência vai à frente.
    Resumindo: pagar a estes Srs para os ajudar a continuar com estas ideias, é quase tão mau como pagar 3 licensas de Windows no mesmo PC.
    Venha o Google com o que lhe apetecer que será certamente a opção mais amiga do end user.

    ResponderEliminar
  3. olha eu e o meu magic na foto :)
    Carlos num dos proximos encontros do androidPT faço kestao em te ter la, e dps ja tens uma experiencia mais abrangente.

    Achei piada o teu ar de admiraçao qd o viste...
    para mim ja e' tao natural, ja foram tts :)

    ResponderEliminar
  4. @Mike
    Sim, aqui como disse, foras as primeiras impressões baseadas num encontro "relâmpago" e que em nada reduzem o valor do Android.
    (Mas tenho que admitir que estava à espera de "mais"... daquele "wow" que o pessoal tem quando experimenta o iPad por exemplo, ao sentir uma fluidez "nunca antes vista".)

    Mas claro, há muitas outras coisas que não têm comparação: a plataforma aberta, a total liberdade, etc. etc.
    (E a nível da própria qualidade das Apps, tem crescido a olhos vistos - e isso será factor determinante para ir atraindo cada vez mais mercado.)


    @BUGabundo
    Se a parte de angariação de fundos funcionar como se pretende, o próximo gadget será um Android sem dúvida. :)

    ResponderEliminar