Há vários anos que se fala das vantagens teóricas dos discos híbridos: discos magnéticos rotativos combinados com a memória FLASH, que ofereceriam muitas das vantagens dos discos SSD aliados à maior capacidade dos discos tradicionais, e a custo bem mais acessível.
Até que os SSD se tornem economicamente mais atractivos, esta seria um boa opção - mas tinha um único senão: não existiam!
Mas a Seagate resolveu mudar isso, e anunciou o seu Momentos XT Hybrid, um disco de 2.5" disponível em várias capacidades (250/320/500GB) e com 4GB de memória Flash integrada.
Com um preço de $155 para o modelo de 500GB, poderá ser uma aposta bem atractiva para os clientes... mas falta saber se os 4GB de Flash realmente fazem diferença... Os primeiros testes parecem indicar que sim, com o disco a aprender os hábitos de utilização e a acelerar consideravelmente o acesso nesses casos. O arranque do sistema operativo e programas mais utilizados tornam-se sérios candidatos a este tipo de aceleração.
E embora não chegue às velocidades de um SSD "a sério", é preciso não esquecer que está numa gama de preços completamente diferente.
Não me custa acreditar que a Seagate rapidamente utilize esta tecnologia em todos os seus discos rígidos - já que permitiria o "melhor dos dois mundos", para quem pretendesse um disco de 1 ou 2TB, mas que acelerasse o arranque do sistema operativo de forma semelhante à de um SSD, por um custo bem mais acessível.
Acho demasiado caro para só incluir 4GB de flash (nos tempos que correm 4GB sabe a pouco).
ResponderEliminarPenso que seria mais jutsto incluir 16GB ou em alternativa 4G de memoria RAM (da mais barata e lenta porque o Sata II não aguenta muito).
Estou á espera que as coisas melhorem um bocadinho pra por um ssd com a partição / e a /home num normal um dia posto aqui os resultados.
ResponderEliminarQuando está disponivel ca em portugal? alguem sabe?
ResponderEliminarInfelizmente não te sei dizer...
ResponderEliminar