2010/06/04

OCZ RevoDrive SSD PCIe

Pronto, parece que vai ser desta... Há muito que digo que é apenas uma questão de tempo até que os "discos" desapareçam e passem a fazer parte integrante do computador. Afinal, para quê andarem a chatear-se com múltiplos interfaces e barramentos - PCI, IDE, PCIe, Sata, etc. - para transferir dados, cada um adicionando atrasos?

Placas SSD PCIe já existem há bastante tempo... mas talvez seja agora que comecem a popularizar-se, com estes OCZ RevoDrive.


Com capacidades de 128GB a 480GB, estes "SSD" ligados directamente ao barramento PCIe prometem velocidades de leitura e escrita de 540MB/s, e o melhor de tudo é que deverão ter um preço bastante competitivo (face às restantes alternativas), começando nos $400 USD.

... dêem-lhe mais uns anos, e isto passará a vir de série nas motherboards... :)

6 comentários:

  1. Venham eles, para o preço começar a chegar a valores comportáveis para as nossas carteiras.

    ResponderEliminar
  2. para q motherboards? so ocupam espaço.
    tem e' q vir logo integrado no CPU

    ResponderEliminar
  3. @Luis

    Uma placa destas pode sempre ser candidata para uma angariação de fundos futura. :)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom.. É ridículo como os discos rígidos pararam no tempo tantos anos..

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/6/10 19:37

    penso q é um passo em frente mas esperemos que continuem a existir unidades de armazenamento externas à placa-mãe. ter os dados numa placa pcie ou na placa parece-me muito pouco prático.

    ResponderEliminar
  6. @Anónimo

    Entre a disponibilidade dos dados "na cloud" via streaming e outros, e o armazenamento "onboard" (que mais poderá ser visto como cache local, mesmo que seja 1TB ou isso) acho que o que deixará de ser prático é andar com o conceito de "discos", quer internos quer externos. :)

    (Mas não digo que deixem de ser necessários! :)

    ResponderEliminar